terça-feira, 10 de julho de 2012

A cor da moda!


Verde é a cor da moda e da Copa do Brasil 2012. Mas nesta quarta-feira, o verde de Coritiba ou Palmeiras poderá ficar aguado ou fluorescente. Tudo vai depender do jogo no Estádio do Couto Pereira, em Curitiba. Por causa da vitória, por 2 a 0, e da ampla vantagem, o clube paulista tem tudo para dar brilho a sua camisa. E a confiança vai aumentar ainda mais depois deste levantamento feito pelo blog rbrito.

Mais no blog rbrito:
Tira-teima! As campanhas e curiosidades de Coritiba e Palmeiras!

Em 24 Edições de Copa do Brasil, o Palmeiras poderá ser o sexto clube campeão invicto. Mas a Copa do Brasil já consolidou oito títulos perfeitos. Em 1989, na primeira Edição da Copa do Brasil, o Grêmio faturou o título sem derrotas, com oito vitórias e dois empates. O Tricolor gaúcho ainda seria campeão invicto em 1994 (seis vitórias e quatro empates) e em 1997 (cinco vitórias e cinco empates).

O último campeão invicto da Copa do Brasil foi o Cruzeiro, em 2003. Naquela oportunidade, a Raposa conquistou oito triunfos e três empates. Antes, em 2000, o Cruzeiro já havia sido campeão sem sofrer derrotas (oito vitórias e cinco empates).

Flamengo, em 1990, (seis vitórias e quatro empates), Criciúma, em 1991, (seis vitórias e quatro empates) e Corinthians, em 1995, (oito vitórias e dois empates) são os outros campeões invictos da competição apelidada de "atalho para a Libertadores".

Durante seu título em 1998, o Palmeiras conseguiu seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Verdão ainda marcou 21 gols e sofreu oito. Nesta temporada, são oito vitórias e dois empates, com 22 gols a favor - melhor ataque - e cinco contra.

Aguado!
Este levantamento feito pelo blog rbrito mostra como é complicada a situação do Coritiba. Em cinco oportunidades, um clube venceu o primeiro jogo da final por diferença de dois gols. Mas só uma vez, o derrotado conseguiu reverter o placar. E foi justamente no único ano em que o visitante marcou um gol na casa do adversário.

Em 2008, o Sport estava perdendo, por 3 a 0, para o Corinthians, mas no final marcou seu gol em São Paulo. Na volta, o clube pernambucano venceu, por 2 a 0, e fez história ao conquistar seu primeiro título na Copa do Brasil. Os outros quatro cenários são bem parecidos com a situação de 2012.

Em 2005, o Paulista meteu 2 a 0 no Fluminense. Na volta, no Rio de Janeiro, o clube do Estado de São Paulo segurou o 0 a 0 e conquistou o título. Na temporada seguinte, o Flamengo bateu o rival Vasco, por 2 a 0, na primeira partida. No jogo de volta, o clube rubro-negro tornou a vencer, desta vez, por 1 a 0, e assegurou a taça.

O Corinthians, em 2009, voltou a fazer uma boa diferença no jogo de ida, mas naquela oportunidade, não deu bobeira. No Pacaembu, o Timão passou pelo Internacional, por 2 a 0. No Beira-Rio bastou um 2 a 2 para o título ficar com os paulistas. Por fim, em 2010, o Santos foi campeão com um triunfo, por 2 a 0, em casa, sobre o Vitória. No jogo de volta, nem a derrota, por 2 a 1, tirou o brilho dos Meninos da Vila.

Desbotado!
Agora, alguns números que dizem respeito diretamente ao Coritiba e não são nada bons. Nos inúmeros mata-mata da Copa do Brasil, o Coritiba já se viu em situação parecida com a atual - derrota no primeiro jogo por dois gols de diferença - em cinco oportunidades e não conseguiu reverter em nenhuma destas ocasiões.

Na semifinal da Copa BR de 2001, o Grêmio ganhou o primeiro jogo, por 3 a 1, e o jogo de volta, por 1 a 0, eliminando o Coxa. Dois anos depois, ainda na primeira fase, o Coritiba foi surpreendido pelo Ituano ao perder o primeiro duelo, por 2 a 0. Na volta, a vitória, por 1 a 0, não adiantou nada.

Na temporada 2006, o algoz foi o Náutico na segunda fase. O Timbu bateu os paranaenses, por 2 a 0, na ida. Em Curitiba, o Coxa não saiu do 0 a 0. Em 2009, pela semifinal, o Internacional fez 3 a 1 no Beira-Rio e, mesmo com o tropeço (1 a 0), fora de casa, eliminou os paranaense. Por fim, em 1999, o Bahia bateu o Coritiba, por 3 a 0, e com o empate, por 1 a 1, no Paraná, se classificou para as quartas-de-final.

Coritiba ou Palmeiras? Qual clube será campeão da Copa do Brasil 2012? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha dos campeões invictos na Copa do Brasil:

1989
Grêmio (8 vitórias e 2 empates)

1990
Flamengo (6 vitórias e 4 empates)

1991
Criciúma (6 vitórias e 4 empates)

1994
Grêmio (6 vitórias e 4 empates)

1995
Corinthians (8 vitórias e 2 empates)

1997
Grêmio (5 vitórias e 5 empates)

2000
Cruzeiro (8 vitórias e 5 empates)

2003
Cruzeiro (8 vitórias e 3 empates)

Nenhum comentário:

Postar um comentário