terça-feira, 24 de julho de 2012

Classe C!


Está na moda a ascensão da Classe C. No futebol não é diferente. Mas a referência que faz o blog rbrito, nesta terça-feira, não é em cima do poder aquisitivo dos clubes e, sim, na subida de um trio da Série C do Campeonato Brasileiro no ranking de público pagante. Este post contou com a colaboração de Marcos Neves.

Mais no blog rbrito:
Mudanças no ranking! Tinha novo líder no ranking geral!

Faça gol! As médias de gols das Séries A, B, C e D do Brasileirão!

Sim! Ele sempre consegue! Estou falando do Santa Cruz. Demorou, mas o Tricolor das multidões já assegurou a liderança no ranking geral. Como a CBF corrigiu seu público na primeira rodada, o Santa Cruz pulou para a primeira colocação, com média de 22.846 pagantes.

Aliás, o time pernambucano conseguiu mais um feito. O Santo Cruz jogou na sexta-feira contra o Paysandu. Dia ingrato para o futebol. Mesmo assim, durante o empate, por 3 a 3, com o Papão, o Santinha levou 24.360 pagantes ao Estádio do Arruda. Este público ainda precisa ser confirmado pela entidade de José Maria Marín.

Mas não pense que é só o Santa Cruz que enche seu torcedor de orgulho. O Paysandu também subiu alguns degraus. Com média de 15.985 pagantes, o Papão, vice-líder no ranking da Série C, saiu do 13º para o sexto lugar no geral.

O Fortaleza foi outro que pegou o elevador. Na 14ª colocação na última atualização, o Leão do Pici pulou para o oitavo lugar, com média de 12.665 pagantes. Em relação a Série B, o Ceará segue inatingível, com média de 9.786 pagantes - a 15ª melhor no geral. Já a liderança da Série D é do Sampaio Corrêa-MA (5.701).

Fiel!
Assim como o Santa Cruz, o Corinthians jogou em dia e horário impróprios para o futebol. E a façanha do Timão superou com folga a do Tricolor pernambucano. No empate, por 1 a 1, com a Portuguesa, no Pacaembu, o Corinthians levou inacreditáveis 31.106 pagantes ao estádio.

O campeão da Libertadores pode ter perdido a liderança no geral, mas segue no topo da Série A, com média de 22.404 pagantes. Outros sete clubes do Brasileirão já atuaram no sábado, às 21 horas, e nenhum chegou próximo do público corintiano.

Para se ter uma ideia, o líder Atlético-MG enfrentou e goleou o Náutico, por 5 a 1, sob os olhares de "apenas" 16.367 pagantes. Falando no Timbu, o clube pernambucano levou 11.457 pagantes ao estádio quando atuou antes da balada de sábado.

E o torcedor do Náutico tem o direito de reclamar da CBF. O blog rbrito notou que o time pernambucano é o mais prejudicado com jogos aos sábados, às 21 horas. O Timbu já foi obrigado  a jogar quatro vezes nestas condições. Figueirense-SC (5.185), Palmeiras-SP (7.268), Fluminense-RJ (2.852), Atlético-GO (2.048) e Ponte Preta (2.857) foram os outros clubes que sofreram com este absurdo da TV.

Rabeira!
O Cerâmica-RS, até aqui, é o responsável pela pior média de público das quatro divisões - 51 pagantes. O Duque de Caxias-RJ, por sua vez, amarga a lanterna da Série C (150). Último colocado na classificação da Série B, o Ipatinga também está na rabeira da média de público - 326 pagantes. Cenário parecido com o do Atlético-GO (2.614) - lanterna da Série A.

Treze-PB e Araguaína-TO ainda não atuaram como mandante nas Séries C e D, respectivamente.

Geral!
A média geral das Séries A, B, C e D teve ligeira alta - 5.757 pagantes. Em 337 partidas, o público total é de 1.940.034. A Série A, com 110 jogos, ostenta média de 11.388 e total de 1.252.697 pagantes. Enquanto isso, a Série C voltou a ultrapassar a Série B.

Com 39 jogos, a Série C apresenta média de 4.648 pagantes e total de 181.282, contra 3.593 pagantes de média da Série B. A Segundona, com seus 119 confrontos, tem total de 427.570. Por fim, a média da Série D é de 1.137 pagantes. O total de público, após 69 partidas, é de 78.485.

Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B, enquanto o laranja é a Série C e o azul é a Série D. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984


7 comentários:

  1. O Atlético Mineiro teria públicos muito maiores se não fosse o tamanho do Estádio. O Novo Independência tem uma capacidade pequena, cerca de 23 mil lugares, mas vendem menos, pq há problemas de visibilidade de alguns setores do estádio. Outro problema encontrado aqui é a ação dos cambistas. Os preços tbm são salgados, não é atoa que o GALO é líder disparado de RENDA do Brasileirão. Os ingressos vão de 40 a 200 reais.

    Vale lembrar que o GALO teve as melhores médias da Série A (qdo tinha o Mineirão) nos anos de
    1977, 90, 91, 94, 95, 96, 97, 99 e 2001!
    E teve a melhor média do Brasil em 2006,
    mesmo disputando a Série B.
    Em 77 (qdo foi vice-campeão invicto com 10 pontos a mais que o "campeão" São Paulo - coisas do futebol) atingiu um média de 55.664 torcedores por JOGO!

    Mas a torcida do Santa Cruz merece destaque mesmo!!! Na Série D já batia recordes... Outra que destaco é a torcida do Bahia. As torcidas do Pará tbm vão em massa.

    PS: Os horários da Globo/Sportv/CBF são realmente bizarros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, td bom? De fato a torcida do Atlético-MG é apaixonada, ainda mais agora com esta boa fase. Estes problemas com estádios vêm de muito tempo.

      Internacional, Palmeiras, Atlético-PR entre outros clubes sofrem com a falta de suas casas por causa da Copa do Mundo. Outro detalhe a se comentar é que a diretoria do Atlético chegou a ter preços populares para os ingressos nas últimas temporadas.

      Com o Galo brigando para não cair, os dirigentes cobraram R$ 2 pela entrada. É preciso ter bom senso. Não adianta aproveitar da boa fase e "enfiar a faca" no torcedor. É preciso respeitar o torcedor para ter o estádio cheio.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
    2. Faltou da Torcida do Treze Meu Velho

      Excluir
    3. Em um jogo na Série C em Uma Terça Feira Colocou Mais de 10 mil Torcedores.

      Excluir
    4. Olá Jefinho, td bom?

      Na verdade, o post entrou antes do jogo do Treze. Na próxima atualização, já teremos o público do clube paraibano. É só ficar ligado no blog rbrito.

      O Treze, assim como muitos clubes do Nordeste e da Série C, contam com torcedores apaixonados. Com o time melhor em campo, esta média só vai crescer.

      Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir
  2. O empate do santa cruz não foi com o tricolor cearense, e sim com o paysandu. Santa-cruz ainda não jogou com o Fortaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrumei um e esqueci do outro, Irapuã! Agora, está tudo correto.

      Obrigado e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

      Excluir