terça-feira, 10 de julho de 2012

Tira-teima!


Após quatro meses, Coritiba e Palmeiras decidirão o título da Copa do Brasil 2012, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. O Alviverde paulista venceu o primeiro confronto, por 2 a 0, e pode perder por até um gol de diferença. Se marcar um tento na casa do rival, o Palmeiras pode perder por até dois gols de diferença. Ao Coritiba resta um triunfo por três ou mais gols de diferença. Vitória do Coxa, por 2 a 0, levará a decisão para os pênaltis.

Mais no blog rbrito:
Preserve o Verde! Ranking de público da Copa do Brasil!

Fim do Mundo? Que nada! Homenagem ao campeão invicto da Libertadores!

Maior representante do Estado do Paraná, com 18 participações, o Coritiba está em sua segunda final consecutiva. No ano passado, o time do técnico Marcelo Oliveira caiu diante do Vasco. Em 2012, o Coxa soma seis vitórias, dois empates e três derrotas. O time paranaense ainda anotou 16 gols e sofreu apenas seis.

Mas o que interessa ao torcedor coxa branca é o retrospecto do seu clube em casa. Em cinco duelos, o Coritiba venceu todos e os resultados sempre foram por dois ou mais gols de diferença. Justamente o que o clube precisa para ser, pela primeira vez em sua história, campeão da Copa do Brasil. Nestes cinco jogos no Couto Pereira foram 15 gols marcados e apenas dois contra.

O problema é que o Palmeiras, além da vantagem, está invicto em toda a competição. O time do técnico Luiz Felipe Scolari venceu oito vezes e empatou duas. São 22 gols a favor e apenas cinco contra. Atuando fora de casa, o retrospecto do clube paulista também é animador. São quatro vitórias e um empate. Campeão em 1998, o Palmeiras é o segundo representante mais assíduo do Estado de São Paulo na Copa do Brasil, com 16 participações.

Lembra?
Coritiba e Palmeiras já se trombaram em Edições anteriores da Copa do Brasil. Na primeira vez, em 1997, o Palmeiras levou a melhor. Após vencer, fora de casa, por 1 a 0, o Verdão ainda fez 4 a 2, em São Paulo, e se classificou para as quartas-de-final.

Mas a lembrança mais recente dos paulistas não é nada boa. Em 2011, Coxa e Verdão voltaram a se enfrentar pela Copado Brasil. Valendo uma vaga na semifinal, o Coritiba enfiou impiedosos 6 a 0 no rival no Couto Pereira. Na volta, mesmo com a derrota, por 2 a 0, o Coxa se classificou.

Campeões!
O Palmeiras busca seu segundo título na Copa do Brasil. O Verdão já foi campeão em 1998. Enquanto isso, o Coritiba - atual vice-campeão - quer sua primeira taça. Seria também o primeiro título do Estado do Paraná. Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores, seguidos pelo Corinthians, com três.

O Flamengo soma dois títulos. Vasco - atual campeão -, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um trofeu cada.

Nesta disputa por Estados, São Paulo é o recordista com sete títulos. O Rio Grande do Sul soma seis, contra quatro de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina têm um cada.

Coritiba ou Palmeiras? Qual clube será campeão da Copa do Brasil 2012? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha do Coritiba na Copa do Brasil:

CORITIBA (6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas / 16 gols a favor e 6 contra)

1ª fase
Nacional-AM 0 x 0 CORITIBA
CORITIBA 2 x 0 Nacional-AM

2ª fase 
ASA-AL 1 x 0 CORITIBA
CORITIBA 3 x 0 ASA-AL

Oitavas-de-final
CORITIBA 4 x 1 Paysandu-PA
Paysandu-PA 0 x 1 CORITIBA

Quartas-de-final
Vitória-BA 0 x 0 CORITIBA
CORITIBA 4 x 1 Vitória-BA

Semifinal
São Paulo-SP 1 x 0 CORITIBA
CORITIBA 2 x 0 São Paulo-SP

Final
Palmeiras-SP 2 x 0 CORITIBA

Confira a campanha do Palmeiras na Copa do Brasil:

PALMEIRAS (8 vitórias e 2 empates / 22 gols a favor e 5 contra)

1ª fase
Coruripe-AL 0 x 1 PALMEIRAS
PALMEIRAS 3 x 0 Coruripe-AL

2ª fase 
Horizonte-CE 1 x 3 PALMEIRAS

Oitavas-de-final
Paraná-PR 1 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 4 x 0 Paraná-PR

Quartas-de-final
Atlético-PR 2 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 2 x 0 Atlético-PR

Semifinal
Grêmio-RS 0 x 2 PALMEIRAS
PALMEIRAS 1 x 1 Grêmio-RS

Final
PALMEIRAS 2 x 0 Coritiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário