quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Para amenizar a situação!

Toda semana, o blog rbrito atualiza o ranking de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Basta você acessar e ficará sabendo das médias em primeira mão. Não espere os outros sites repercutirem, acesse o blog rbrito logo de cara! Nesta semana, o blog rbrito, sempre com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, mostrará que a situação melhorou para alguns clubes.

Mais no blog rbrito:
Líderes em campo, mas nem tanto nas arquibancadas!


O post desta quinta-feira é um complemento ao ranking de aproveitamento dos clubes “A mão pesada dos números” (Veja o post aqui!). Naquele post, da última terça-feira, os clubes da elite naufragaram e foram rebaixados nas divisões imaginárias. O cenário é um pouco melhor se fizermos o mesmo trabalho mental com as médias de público.

Dos 20 primeiros colocados no ranking de público, 13 são da Série A. No levantamento de aproveitamento, apenas quatro times da elite estavam no Top 20. O Corinthians (27.202) ainda lidera a Série A, mas o Bahia voltou a encostar. Mesmo com uma campanha modesta, o Tricolor teve o melhor público do final de semana (32.157). O Bahia ostenta média de 24.208 pagantes. Aliás, Atlético-PR, Atlético-MG e Grêmio também chamam a atenção.

O trio faz péssima campanha, mas conta com o amor do seu torcedor. A torcida do Furacão amargou a lanterna por um bom tempo, mas aos poucos vê a luz no fim do túnel. O time paranaense aparece na oitava colocação no geral, com média de 15.561 pagantes.

Um pouco abaixo temos mineiros e gaúchos. Se na classificação a dupla cai a cada rodada, no ranking de público eles mostram sua força. Os torcedores não largam Galo e Imortal. O Atlético-MG, 12º colocado, tem média de 13.370 pagantes, contra 12.948 do Grêmio, 13º colocado.

Paixão!

Muitos podem pensar: "Ah, ir ao estádio na Série A é fácil, quero ver na Série C...". Pois bem, vejam os números do Fortaleza. O Tricolor é um daqueles clubes tradicionais que fazem falta na elite do Brasileirão. O Fortaleza pena nas mãos de dirigentes incompetentes e jogadores sem amor à camisa.

Mesmo assim, a torcida não larga o Leão do Pici. E que se dane a matemática. As chances de classificação podem ser pequenas, mas os tricolores não desanimam. O Fortaleza tem a segunda melhor média de público da Série C - só perde para o Paysandu - e ocupa a 18ª no geral, com 10.200 pagantes. Dois clubes da Série B (Sport e Barueri) e dois clubes da Série D (Santa Cruz - líder geral - e Itumbiara-GO) completam o Top 20.

Hora de reagir!
Apenas o América-MG, lanterna da Série A e 50º colocado no geral, com média de 2.809 pagantes, não se encontra no segundo bloco. O time mineiro estaria na terceira divisão. Voltando ao bloco dois, o Campinense é outro que pode se orgulhar da torcida.

O clube paraibano faz campanha pior do que o Fortaleza, ocupa a lanterna e, mesmo assim, tem o apoio de sua torcida. O Campinense tem a 25ª melhor média do Brasil - 7.546 pagantes. Na Série B, o Vila Nova também deve agradecimentos a seu torcedor.

É verdade que o time está atrás dos rivais Goiás e Atlético-GO, mas pela campanha que faz na Segundona, deveria estar muito mais abaixo. O Vila Nova ocupa a 27ª posição, com média de 7.425 pagantes. Palmas também para o ABC, quer dizer, para a sua torcida.

Tudo!

As Séries A, B, C e D do Brasileirão já tiveram 502 jogos realizados com a presença dos torcedores. Com público total de 3.648.880, as quatro divisões ostentam média de 7.269 pagantes. A média da Série A é superior (12.503). Em 179 jogos, o público total é de 2.238.016 pagantes. A partir daí os números começam a cair.

Em 182 jogos, a Série B contabiliza média de 5.579 pagantes e total de 1.015.294. Já a Série C tem média de 3.570 pagantes. São 48 partidas e público total de 171.352. Por fim, em 94 jogos, a Série D apresenta média de 2.388 pagantes e total de 224.478.

Estamos de olho!

Na vitória do Itumbiara-GO, por 1 a 0, sobre o Anapolina-GO, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, no dia 18 de agosto, o prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha, o Zé Gomes (PP), comprou todos os 10 mil ingressos e distribuiu para a população.

Uma empresa privada agir desta maneira é aceitável, agora, dinheiro público, NÃO! De acordo com informações locais, era necessário levar o IPTU/2011 pago para ganhar dez entradas. O blog rbrito é contra este tipo de iniciativa.

Só pagantes!

Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!

Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro.

Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.

Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)


2 comentários:

  1. Essas medias estão furadas... média do Ceara não é a postada.. segue publicos do ceara... apenas pagante e tirado do site da cbf...

    Ceara x Vasco - 9.422
    Ceara x Botafogo - 9.455
    Ceara x São Paulo - 13.000
    Ceara x Palmeiras - 13.565
    Ceara x Atletico-MG - 10.941
    Ceara x America-MG - 11.179
    Ceara x Atletico-PR - 13.068
    Ceara x Avaí - 10.864
    Ceara x Gremio - 11.824

    Media - 11480

    ResponderExcluir
  2. Olá... A médias não são "furadas". Se você lesse o post por inteiro, entenderia os critérios usados pelo blog rbrito. Para facilitar a você: "O Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito".
    Agora, se você que é torcedor e admite este tipo de coisa, enquanto a diretoria cobra caro pelas entradas, nós do blog rbrito não podemos fazer nada. Você deveria dar exemplo e exigir uma postura diferente dos dirigentes.
    Abs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984

    ResponderExcluir