segunda-feira, 14 de maio de 2012

17 campeões!


O blog rbrito, nesta segunda-feira, homenageará os campeões estaduais 2012. Já falamos individualmente dos títulos do Luverdense, no Mato Grosso, do América, no Rio Grande do Norte, e do Aracruz, no Espírito Santo. Agora, dedicaremos este post a 14 vencedores e que merecem os aplausos do blog rbrito e de seus torcedores.

Ao todo são 17 Estaduais definidos. Ainda sairão os campeões dos seguintes Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Brasília, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Fundado em 31 de maio de 1972, o Águia Negra ganhou seu primeiro título no Campeonato do Mato Grosso do Sul em 2007. O título do Águia Negra, em 2012, foi conquistado com aproveitamento de 62,9%. Ao todo foram 18 jogos, com nove vitórias, sete empates e apenas duas derrotas.

Nos últimos cinco anos, o Estadual Sul-matogrossense teve cinco campeões diferentes. Em 2008, o Ivinhema faturou sua primeira taça. O Naviraíense fez o mesmo em 2009. Em 2010, o título ficou com o Comercial, enquanto o CENE levou o trofeu da temporada passada. Em 2012, como já contamos, deu Águia Negra.

CRB é Alagoas!
O CRB encerrou um jejum de dez anos sem títulos estaduais e chegou ao seu 26º trofeu em Alagoas. Campeão do primeiro turno, o time regatiano superou o ASA - vencedor do returno - no duelo final. Agora, o CRB volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro da Série B.

Bahia é Bahia!
Acabou o jejum! O torcedor tricolor, enfim, pôde soltar o grito de "é campeão". Há dez anos o Bahia não vencia o estadual. Este foi a 44ª conquista estadual do Tricolor. Agora, o Bahia se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Ceará é Ceará!
O Ceará conquistou o bicampeonato estadual. Com o título deste domingo, o Vovô chegou ao 41º título estadual. Agora, o Ceará se prepara para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Goiás é Goiás!
O Goiás encerrou a supremacia do Atlético das últimas duas temporadas e voltou a ficar com a taça do Campeonato Goiano. Este foi o seu 23º título estadual. Agora, o Goiás se prepara para a Copa do Brasil e para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Atlético-MG é Minas Gerais!
Novamente campeão invicto estadual após 36 anos, o Atlético fez festa pelo seu 41º título mineiro. A vitória sobre o América fez o Galo aumentar a vantagem de títulos para seu rival Cruzeiro (36). Agora, o Galo se prepara para o Campeonato Brasileiro.

Cametá é Pará!
O Pará tinha uma disputa interna entre Paysandu e Remo. Mas no ano passado, o Independente, de Tucurí, se tornou o primeiro clube do interior a conquistar o estadual. Com os dois grandes do Estado em baixa, em 2012 foi a vez do Cametá fazer a festa. Este foi o primeiro título do Cametá no Campeonato Paraense. Agora, o Cametá se prepara para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Campinense é Paraíba!
O Campinense passou pelo Sousa e faturou seu 18º título estadual. O título anima o clube que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro após ter amargado o rebaixamento na temporada passada.

Coritiba é Paraná!
O Coritiba, com a emoção dos pênaltis, manteve sua boa fase no Estadual e conquistou seu (primeiro?!) tricampeonato. Na verdade, o Tri na década de 70 se transformou em Hexa. Naquela oportunidade, o Coritiba, hoje com 36 conquistas estaduais, venceu as temporadas de 1971/1972/1973/1974/1975/1976. Agora, o Coxa se prepara para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Santa Cruz é Pernambuco!
O Santa Cruz colocou água no chopp do Sport e ficou com o título pernambucano. Melhor, o Tricolor conquistou seu bicampeonato, feito que não ocorria desde 1986/1987. Este foi o 26º trofeu estadual do Santa Cruz. Agora, o clube se prepara para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Fluminense é Rio de Janeiro!
Classificado na Libertadores, o Fluminense já atingiu seu primeiro objetivo que era ser campeão carioca. O triunfo sobre o Botafogo deu ao Tricolor sua 31ª taça do Cariocão. Agora, o Fluminense se prepara para a Libertadores e para o Campeonato Brasileiro.

Internacional é Rio Grande do Sul!
Apesar do sufoco, o Internacional fez valer a superioridade e bateu o Caxias para festejar seu 41º título gaúcho. O Colorado buscava um alento após ser eliminado na Libertadores. Agora, o Inter se dedicará ao Campeonato Brasileiro.

Avaí é Santa Catarina!
O regulamento do Campeonato Catarinense foi deprimente. Cansei de criticá-lo aqui e no twitter. Mas o Avaí não tem culpa e merece festejar o 16º título estadual. A vitória sobre o Figueirense causou estrago no rival, que demitiu o técnico Branco e acertou com Argel Fucks, então no Joinville. Agora, o Avaí se prepara para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Santos é São Paulo!
O Santos, como de costume nos últimos anos, fez história ao faturar o tricampeonato paulista. Desde as temporadas de 1967, 1968 e 1969 o Estadual de São Paulo não vinha um tricampeão. O título ganhou em cima do Guarani foi o 20º na história do, hoje, centenário Santos. Agora, o Santos se dedicará a Libertadores e ao campeonato Brasileiro.

Participe do blog rbrito! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários: