Durante os cinco primeiros meses da temporada 2012, o blog rbrito deu destaque a rivalidade estadual, com o ranking de público pagante da maioria das competições. Nesta terça-feira, sempre com a colaboração de Marcos Neves, o blog rbrito dará início a disputa nacional. Vamos mostrar as médias de público das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. As Séries C e D também estarão no cardápio.
Mais no blog rbrito:
Holofotes em Sergipe! 15º ranking FINAL de público em 2012!
Dos 40 clubes das Séries A e B, apenas Atlético-PR, Goiás e Vitória não jogaram em casa. O restante dos clubes já atuou ao lado de seu torcedor. E o recordista de público, neste primeiro ranking, é o Sport. Vice-campeão Estadual, o Leão da Ilha acaba de voltar à elite nacional e contou com a presença de 26.699 pagantes.
O Internacional, outro que se destacou na disputa regional ao se sagrar campeão gaúcho, aparece na segunda posição, com média de 19 mil pagantes. O rival Grêmio, por sua vez, fecha o Top 3, com média de 18.277 pagantes. O melhor clube da Série B ocupa a quarta colocação.
Rebaixado para a Série B, mas campeão estadual, o Ceará arrastou 15.500 fanáticos em seu primeiro jogo como mandante. Destaque também para o Joinville, segundo melhor da Série B. O JEC conquistou o acesso na Série C e, na sua reestreia na Segundona, contou com um público de 12.250 pagantes.
Corinthians, Atlético-MG, Coritiba, Flamengo, Náutico e São Paulo são os outros clubes que levaram mais de dez mil pagantes ao estádio. Mas como sempre temos as decepções. O Ipatinga não animou seu torcedor, mesmo após o acesso na Série C. O time mineiro amargou a lanterna com público pífio de 142 pagantes.
O São Caetano, como de costume, também foi esquecido por seu torcedor - apenas 499 pagantes. Já o Bragantino ostenta média de 642 pagantes. Apenas estes três não conseguiram, ao menos, mil pagantes. Um pouco mais acima está o Guarani. Mesmo com a brilhante campanha no Paulistão e o vice-campeonato, o Bugre jogou para só 2.265 pagantes.
Vasco, Fluminense e Cruzeiro foram outros clubes que não chamaram a atenção de seus torcedores. O Vasco aparece na modesta 26ª posição, com média de 3.348, contra 3.762 do Fluminense. O Tricolor carioca já tinha patinado nas arquibancadas durante o título do Cariocão. Por fim, o Cruzeiro tem média de 3.952.
Juntando as duas divisões, em 37 jogos com a presença de torcida, a média de 7.154 pagantes e total de 264.706. A Série A, com seus 20 jogos, alcançou a boa média de 9.957 pagantes e total de 199.139. Por fim, a Série B, em 17 partidas, tem total de 65.567 e média de apenas 3.857 pagantes.
Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão são representados pela cor amarela. O cinza destaca os clubes da Série B. Já os números em vermelho precisam da confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O blog rbrito acompanhará TODOS os públicos das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro 2012. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.
* Atualizado às 18h23
Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Rodolfo,
ResponderExcluirMuito interessante seu blog e, principalmente, o acompanhamento sobre a média de público no futebol brasileiro.
Gostei bastante do conteúdo do seu blog. Vou passar a acompanhá-lo sempre que postar.
Também estou no mundo dos blogs, se quiser dá uma olhada no meu:
http://futebolterrasbrasilis.blogspot.com.br/
Abraços.
Obrigado, Marcelo! Acompanho as médias desde 2010. Este ano busquei os públicos de 18 Estaduais, além das Séries A2, A3 e Segundona Paulista, Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Brasileirão.
ExcluirAh, vi que você colocou o link do meu blog no seu, fiz o mesmo no blog rbrito.
Abs
Muito obrigado Rodolfo.
ExcluirObservando alguns posts seus, principalmente aqueles que falam sobre as médias de público dos estaduais, fiquei igualmente consternado com tão pouco público que o nosso futebol tem por aí. Eu sabia que os números deveriam ser baixos, só não imaginava o quanto.
Lí, em um post sobre o Campeonato Bahiano, que a média de público do Bahia, campeão, foi pouco mais de 12.000 pagantes e, seu maior público não lotaria o estádio que está sendo construído para a Copa, a Fonte Nova.
Seria interessante, apesar de não saber se é possível, se você colocasse também a capacidade dos estádios. Pois, penso eu, uma coisa é colocar 12.000 torcedores de média num estádio onde cabem 18.000, e outra é colocar os mesmos 12.000 num estádio onde cabem 50.000, não acha?
Acho que se você conseguisse esse comparativo iria ilustrar melhor ainda os "elefantes brancos" que estão sendo levantados pro mundial.
Abraços.