quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fim do Mundo? Que nada!


Acabou a graça da Libertadores! Calma, torcedor corintiano! Este não é um comentário provocativo ou engraçadinho dos humoristas da bola. Isso mostra a importância do SEU clube e o respeito dos torcedores rivais, apelidados de "anti's" por vocês mesmo. Outros tantos campeões brasileiros ainda não conquistaram a Libertadores e nem por isso tiveram tamanha atenção como o Corinthians recebeu dos rivais com piadinhas e provocações.

Mais no blog rbrito:
Prazer, Libertadores! Especial sobre a final entre Corinthians x Boca Juniors!

Querem outro dado? A Libertadores começou a ser disputada em 1960, mas para os rivais, o Corinthians demorou 102 anos para conquistar a América do Sul. Para falar a verdade, o Corinthians tem 101 anos, completará 102 apenas em setembro. Sem falar que a primeira vez do Timão na Libertadores foi apenas em 1977, ou seja, 35 anos de distância e dez participações.

Mas quis o destino e a competência que, logo em seu primeiro título, o Alvinegro do Parque São Jorge conquistasse de forma invicta. Dos campeões brasileiros, apenas o Santos tem esta façanha em seu memorial. E mesmo assim, com bem menos jogos que o Corinthians - 14 a míseros 4.

Não satisfeito somente com isso, o Corinthians ainda ostenta a melhor defesa da Libertadores (quatro gols) e eliminou três campeões da Libertadores, incluindo, o temido Boca Juniors. Além dos argentinos, Vasco e Santos ficaram pelo caminho. Para quem não sabe, o Boca Juniors "só" foi campeão em cima de Cruzeiro, Palmeiras, Santos e Grêmio - todos vencedores da Libertadores.

Agora, na história da competição mais importante da América do Sul, apenas Santos e Corinthians, dos clubes brasileiros, já dançaram o samba em cima dos hermanos de La Bombonera. O Boca, com seis títulos, só perde para o recordista Independiente-ARG, que tem sete. Por estas e por outras que vocês, fieis torcedores, merecem toda a comemoração por este tão sonhado título.

É campeão!
Com certeza as provocações vão continuar. Mas isso faz parte do jogo. Agora, pelo menos, o corintiano poderá encher a boca para falar que também é campeão da Libertadores. E o corintiano, que eternizará o dia 4 de junho de 2012, já havia passado por outros jejuns históricos.

Quem não se lembra da fila de 22 anos, oito meses e uma semana? Graças a um gol solitário de Basílio (Compre o livro dele aqui!), o Timão voltou a gritar "é campeão" em 1977. Antes teve a Invasão Corintiana em 1976 no Maracanã. E a Democracia Corintiana com Sócrates, Casagrande e cia? O primeiro título brasileiro só veio em 1990, com Neto, Tupãzinho e Ronaldo. Mas hoje já são cinco. Tem até Mundial de Clubes (2000) na parada.

É verdade que o Corinthians já teve elencos melhores do que o atual. Quem não se lembra da constelação com Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Luizão e cia? Mas todos naufragaram! Restou a filosofia de Tite e seus operários.

Cássio virou a muralha. A zaga passou a ser intransponível. Ralf se destacou pelos desarmes. Paulinho se tornou craque. Danilo caiu na graça do torcedor. Alex é o homem intocável de Tite. Emerson e Jorge Henrique os incansáveis. E ainda tem a experiência de Liédson, a estrela de Romarinho e por ai vai.

Em alta!
Além de ser campeão invicto, completar 14 jogos de invencibilidade - recorde na Libertadores - e derrubar o hexacampeão Boca Juniors, o Corinthians ainda alcançou outro feito entre os campeões brasileiros. O Timão eliminou, durante sua campanha em 2012, três campeões da Libertadores.

O clube paulista passou pelo Vasco - campeão em 1998 - nas quartas-de-final, tirou o Santos - campeão em 1962, 1963 e 2011 - nas semifinais, além do Boca Juniors - campeão 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007 - na grande decisão. Dos brasileiros, apenas Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco conquistaram seus títulos da Libertadores eliminando outros três vencedores.

O blog rbrito só levou em consideração os clubes que naquele momento já tinham algum título. Em 1962, o Santos passou pelo Peñarol-URU. Em 1963 não deu tempo do Peixe pegar nenhum campeão. Já em 2011, o time de Neymar e cia. precisou eliminar Colo Colo-CHI, Once Caldas-COL e Peñarol-URU.

O feito do Grêmio foi visto em 1983, quando passou por Flamengo, Estudiantes-ARG e Peñarol-URU. Em 1995, o Tricolor foi mais econômico, eliminando Olímpia-PAR e Atlético Nacional-COL. O Vasco, por sua vez, chegou ao título de 1998 ao bater Grêmio, Cruzeiro e River Plate-ARG. Na temporada seguinte foi a vez do Palmeiras levantar a taça após passar por Olímpia-PAR, Vasco e River Plate-ARG.

Enquanto isso, o Cruzeiro, campeão em 1976, não enfrentou outro vencedor de Libertadores. Mas tudo mudou em 1997, quando a Raposa teve que eliminar Grêmio e Colo Colo-CHI. O Flamengo, em 1981, só teve o Olímpia-PAR pela frente. O São Paulo também não teve dificuldades em 1992, com apenas o Nacional-URU. No ano seguinte, foi a vez do Tricolor paulista eliminar o Flamengo. Para fechar, em 2005, o São Paulo chegou ao tri ao passar por Palmeiras e River Plate-ARG.

Brasil x Argentina!
Este foi o 16º título na Libertadores dos clubes brasileiros. Os argentinos ainda lideram com folga - 22 conquistas. O Uruguai soma oito, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.

Pela segunda vez na história, os brasileiros conseguem três títulos consecutivos. Internacional (2010) e Santos (2011) já tinham vencido nos anos anteriores. O outro tri do Brasil foi com Cruzeiro (1997), Vasco (1998) e Palmeiras (1999).

A Argentina, também neste quesito, está a frente do país pentacampeão mundial. Independiente (1984), Argentinos Juniors (1985) e River Plate (1986) faturaram o último tri dos hermanos. O problema é que eles já foram tetra. Em 1967, o Racing Club puxou a fila que foi completada com o tri do Estudiantes (1968, 1969 e 1970). Na outra oportunidade, o Independiente deu conta do recado sozinho, com títulos entre 1972 e 1975.

Clubes na Libertadores!
A corrida pelos títulos da Libertadores têm o Independiente-ARG, com sete, na liderança. O Boca Juniors-ARG soma seis, contra cinco do Peñarol-URU e quatro do Estudiantes-ARG. Os melhores brasileiros são Santos e São Paulo com três cada um, mesma quantidade de Olímpia-PAR e Nacional-URU.

Internacional, Cruzeiro, Grêmio e River Plate-ARG somam dois títulos. A lista com uma conquista tem LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo, Racing Club-ARG e, agora, Corinthians.

Ao vencer sua primeira decisão de Libertadores, o Corinthians entra para uma seleta lista de campeões com aproveitamento de 100%. Assim como o Timão, LDU, Once Caldas, Vasco, Vélez Sarsfield, Argentinos Juniors, Flamengo e Racing Club não tem vice em suas campanhas.

Estes clubes venceram a decisão na única vez que estiveram na finalíssima. Mesmo assim, estes clubes precisam tirar o chapeu para um clube chamado Independiente. Além de ser o maior vencedor da Libertadores, o clube argentino venceu as sete finais que disputou. Um histórico espetacular.

Deixe sua mensagem ao novo campeão da Libertadores! Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira a campanha do campeão Corinthians na Libertadores 2012:

CORINTHIANS (8 vitórias e 6 empates - 22 gols a favor e 4 contra)

PRIMEIRA FASE
Deportivo Táchira-VEN 1 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 2 x 0 Nacional-PAR
Cruz Azul-MEX 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Cruz Azul-MEX
Nacional-PAR 1 x 3 CORINTHIANS
CORINTHIANS 6 x 0 Deportivo Táchira-VEN

OITAVAS-DE-FINAL
Emelec-EQU 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 3 x 0 Emelec-EQU

QUARTAS-DE-FINAL
Vasco 0 x 0 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 0 Vasco

SEMIFINAL
Santos 0 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 1 x 1 Santos

FINAL
Boca Juniors-ARG 1 x 1 CORINTHIANS
CORINTHIANS 2 x 0 Boca Juniors-ARG

2 comentários:

  1. Sou Corinthiano e cara,ontem tirei um peso de anos das costas.

    Abraços

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Honorato, a você e a toda Nação Corintiana! Vocês merecem! Foi justo, merecido. Comemore! Faça festa! Aproveite este momento mágico. O Corinthians não só foi campeão, como ainda bateu recordes, como está no post.

      Abs

      Excluir