quinta-feira, 12 de abril de 2012

Antes da batalha final...

Como todos os clubes da Libertadores têm cinco jogos e ainda farão mais um até se definir os 16 classificados às oitavas-de-final, o blog rbrito, nesta quinta-feira, apresentará um panorama da primeira fase na competição sul-americana. Todas as curiosidades da Libertadores 2012 estarão neste post. Dos seis clubes brasileiros, apenas Fluminense, Corinthians e Vasco já carimbaram o passaporte.

Santos e Internacional só dependem de suas forças, enquanto o Flamengo tem situação bem complicada. O clube rubro-negro precisa vencer o classificado Lanús-ARG e torcer por empate entre Olímpia-PAR e Emelec-EQU. Se tiver um vencedor no duelo entre paraguaios e equatorianos, o Rubro-negro estará eliminando. Situação que não acontece desde 2007 (Veja o post aqui!).

A lista de classificados têm 11 clubes, faltando apenas cinco. Aqueles que já garantiram presença nas oitavas-de-final são: Lanús-ARG, Unión Española-CHI, Fluminense-BRA, Boca Juniors-ARG, Libertad-PAR, Vasco-BRA, Corinthians-BRA, Cruz Azul-MEX, Vélez Sarsfield-ARG, Atlético Nacional-COL e Universidad Chile-CHI.

Melhores e piores!
Voltando a análise geral, com a derrota do Fluminense para o Boca Juniors-ARG, o Vélez Sarsfield-ARG se tornou o melhor clube da Edição 2012. Os argentinos somam 12 pontos - mesma pontuação do Flu -, mas levam vantagem no saldo de gols (6 a 2). O Vélez tem aproveitamento de 80%, são quatro vitórias e uma derrota.

Aliás, apenas Atlético Nacional-COL e Corinthians ainda não perderam na Libertadores. Colombianos e brasileiros ostentam três vitórias e dois empates. O Atlético leva vantagem no saldo de gols (9 a 5). E a dupla lidera outros quesitos na competição sul-americana.

Se o Atlético Nacional tem o melhor ataque - 15 gols marcados -, o Corinthians ostenta a melhor defesa - apenas dois sofridos. Por outro lado, o Olímpia-PAR, mesmo na zona de classificação do Grupo 2, tem a pior defesa (13). Um dos motivos foi a goleada sofrida, por 6 a 0, para o Lanús-ARG - a maior da temporada 2012. Já o pior ataque é do Zamora-VEN, que não marcou, sequer, um tento em cinco partidas.

Como não poderia deixar de ser, o time venezuelano é um dos três que ainda não venceram. Além do Zamora, Deportivo Táchira, também da Venezuela, e Peñarol-URU buscam o primeiro triunfo. A surpresa é o Peñarol. Atual vice-campeão da Libertadores, o clube uruguaio já está eliminado e amarga a lanterna do Grupo 8. Enquanto o Táchira tem três empates e duas derrotas, Zamora e Peñarol acumulam um empate e quatro derrotas.

E no desempate por saldo de gols, o Peñarol aparece como o pior clube da Libertadores 2012. Com aproveitamento de apenas 6,7%, o time uruguaio tem saldo negativo de nove gols, contra menos seis do Zamora.

Hoje, os confrontos das oitavas-de-final ficariam assim:

Vélez Sarsfield-ARG x Olímpia-PAR
Fluminense-BRA x Bolívar-BOL
Atlético Nacional-COL x Deportivo Quito-EQU
Corinthians-BRA x Cruz Azul-MEX
Lanús-ARG x Internacional-BRA
Santos-BRA x Vasco-BRA
Unión Española-CHI x Boca Juniors-ARG
Libertad-PAR x Universidad Chile-CHI

Qual duelo você acredita que é o mais complicado? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário