O Campeonato Piauiense, infelizmente, é uma grande bagunça. Os clubes participantes da Edição 2012 só foram definidos no início desta temporada. Esta será a penúltima análise do blog rbrito pelos regulamentos estaduais. Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe foram os outros Estados em destaque no blog rbrito.
Mais no blog rbrito:
MT em foco! FMF veta bebida alcoólica em todos os estádios!
O último post sobre regulamento será de Rondônia. Não será possível, por culpa exclusiva das Federações, analisar os regulamentos do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. Todos os outros Estados já passaram pelo blog rbrito. Neste post sobre o futebol do Piauí, o blog rbrito contou com a colaboração de Idelfran Monteiro, do @diarioteresina. Um agradecimento especial a ele que tem nos ajudado com informações do futebol piauiense.
Um dos últimos atos de Ricardo Teixeira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi regularizar a situação da Federação de Futebol do Piauí (FFP). A CBF não reconhecia o mandato Cessarino Oliveira e os clubes piauienses corriam o risco de eliminação nas competições. Mas precisando de apoio, Ricardo Teixeira deu seu jeito e o Piauí, dentro do possível, voltou a respirar futebol.
Por conta desses e de outros problemas, não haverá rebaixamento na Edição 2012 do Campeonato Piauiense. Por outro lado, dois clubes subirão da Segundona. Os participantes são: Cori-Sabbá, Parnahyba, Comercial, Flamengo, Piauí, Caiçara, 4 de Julho, Ríver e Picos.
Regulamento:
Os clubes se enfrentarão, na primeira fase, no sistema de pontos corridos com jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão. No sistema de mata-mata, os semifinalistas brigarão por uma vaga na final e depois pelo título. Em caso de igualdade de pontos na semifinal, os clubes de melhor campanha na primeira fase serão finalistas. Na decisão, em caso de igualdade, o campeão sairá após observado os critérios de desempate.
O campeão piauiense 2012 ganhará uma das vagas da Copa do Brasil 2013. A segunda vaga da Copa do Brasil 2013 será do vencedor da Copa Piauí 2012. Enquanto isso, "os seis clubes de melhor índice técnico no Campeonato Piauiense de 2012 (Classificação Geral, por pontos obtidos em todos os jogos e fases da competição), participarão da Copa Piauí 2012, competição a ser realizada pela FFP no 2º semestre deste ano e que dará ao Campeão a indicação para disputar a Copa do Brasil 2013 a 2ª vaga".
Critérios de desempate:
a) maior número pontos ganhos;
b) maior número vitórias;
c) maior saldo de gols;
d) maior número de gols marcados;
e) maior número de pontos ganhos no confronto direto;
f) maior saldo de gols no confronto direto;
g) maior número de gols marcados no confronto direto;
h) sorteio.
Ingressos:
Além de não citar nada sobre a bola oficial do Estadual e sobre as transmissões, a FFP não revela os valores dos ingressos, mas beneficia Flamengo e Piauí com as rendas. Diz o Art.14. "A renda líquida de cada jogo será da equipe detentora do mando de campo, exceto os jogos envolvendo as equipes do Esporte Clube Flamengo e Piauí Esporte Clube, que será dividida em 50% (cinquenta por cento) para cada clube".
Curiosidades:
Como grande parte das Federações, no Piauí, vitória por W.O. equivale a resultado de 1 a 0 - bem diferente do que determina a CBF e os 3 a 0 do Regulamento Geral das Competições. Pelo menos, a entidade exige transparência em relação a divulgação da escalação dos times. Se em todo o país a regra é de 45 minutos de antecedência, no Piauí deve ser de uma hora antes da partida.
"Art.28. – Os clubes participantes deverão apresentar relação de atletas e dirigentes 01 (uma) hora antes do horário marcado para o início da partida para conhecimento da imprensa e afixação na porta do vestiário (lado de externo), devendo nesta relação constar os nomes do auxiliar técnico e preparador de goleiros".
Para manter a cordialidade entre mandante e visitante, a FFP exige que os donos da casa reservem "local para 10 (dez) pessoas indicadas pela Diretoria do clube visitante, preferencialmente na Tribuna, cadeiras especiais ou, na ausência destas, em local isolado e com a devida segurança nas arquibancadas de seu Estádio. O descumprimento acarretará ao clube mandante do jogo a suspensão de seu Estádio por 01(um) jogo, sem prejuízo das sanções cominadas no CBJD".
Site: www.ffp-pi.com
Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Nenhum comentário:
Postar um comentário