segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasil revelado!

No dia 20 de dezembro de 2011, o blog rbrito assumiu a ingrata responsabilidade de desvendar os mistérios dos regulamentos dos Campeonatos Estaduais 2012. Durante todo este tempo, o blog rbrito trouxe as curiosidades dos regulamentos de 23 Estaduais. Nesta segunda-feira, o blog rbrito traz, para aqueles que perderam algum episódio de nossa série, TODOS os 23 links dos posts.

Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe foram os Estados em destaque no blog rbrito.

As Federações do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins não têm sites ou não disponibilizaram seus regulamentos. Por conta disso, o blog rbrito não apresentou os posts referentes a estes Estaduais. O primeiro Estado analisado foi Alagoas, enquanto Rondônia fechou a lista de regulamentos no dia 6 de abril de 2012.

Curiosidades!
Mas as indiscrições que merecem novamente destaque, no blog rbrito, começam no Rio Grande do Sul. No Campeonato Gaúcho há um artigo exigindo a utilização de "maca rígida (madeira ou outro material rígido). Fica proibido o uso de macas de lona na competição". A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai além ao determinar que os clubes gravem seus jogos na íntegra em DVD e ainda entreguem o material para a entidade 48 horas depois das partidas.

Ainda pelo sul, o blog rbrito encontrou em Santa Catarina a fórmula de disputa mais esdrúxula do Brasil. Não basta ser campeão do turno e no returno, os clubes ainda brigarão pelo título estadual após uma semifinal e uma final.

Em São Paulo, a amadora Federação Paulista de Futebol (FPF) teve uma boa ideia ao colocar no regulamento que atraso no pagamento de salário dos jogadores poderá acarretar perda de pontos por parte dos clubes. Em 18 rodadas não foi registrado, sequer, um atraso de salário.

Na capital do país, o Estadual pode ter demorado para começar, após uma briga judicial, mas a Federação local tratou de homenagear Juscelino Kubitschek, Mané Garrincha, João Saldanha e Sócrates. Todos tiveram o nome nos trofeus oferecidos aos vencedores.

Já os Estados do Mato Grosso e da Paraíba proíbem à venda de bebida alcoólica nos estádios, bem diferente das más intenções de FIFA e governo brasileiro. De volta a várzea tradicional do país tupiniquim, o Campeonato Piauiense não terá rebaixamento. Enquanto isso, Rondônia ainda acha que o país vive na ditadura e censurou jogadores, técnicos, dirigentes e até a imprensa.

Por outro lado, o regulamento pernambucano é o mais completo de todos, apesar do site da Federação ainda precisar de alguns ajustes. Por fim, a Federação Mineira de Futebol (FMF) abriu as contas e mostrou quanto cada clube gasta por partida. Há outras curiosidades que vocês poderão acompanhar nos links abaixo. Bom proveito!

Ajude a fazer o blog rbrito! Mande sugestões! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira TODOS os posts sobre regulamentos estaduais:

AL em foco!

AM em foco!

BA em foco!

CE em foco!

ES em foco!

GO em foco!

MA em foco!

MS em foco!

MG em foco!

PA em foco!

PB em foco!

PR em foco!

PE em foco!

RJ em foco!

RN em foco!

RS em foco!

SC em foco!

SP em foco!

SE em foco!

DF em foco!

MT em foco!

PI em foco!

RO em foco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário