segunda-feira, 30 de abril de 2012

Surpresas? Vai nessa...


Para aqueles que só enxergam os chamados grandes clubes e não respeitam os clubes fora da elite nacional, Guarani, Caxias e América-MG são intrusos nas finais dos Campeonatos Paulista, Gaúcho e Mineiro, respectivamente. Mas o blog rbrito mostrará que os tais invasores são comuns nas decisões dos Estaduais.

Em São Paulo, por exemplo, o mesmo Santos, que decidirá o título em 2012, já encarou o Santo André em 2010. Na oportunidade, o Peixe se sagrou campeão. Mas o Ramalhão mostrou sua qualidade e ainda "exportou" Cicinho, Branquinho, Rodriguinho, Bruno César e cia.

Em 2004, o São Caetano foi mais longe e se sagrou campeão estadual ao passar pelo Paulista. Daqueles clubes em atividade, Ituano, Bragantino e Internacional de Limeira foram outros a colocarem água no chopp da Federação, TV e dos chamados grandes clubes. Sem falar que o Guarani foi campeão brasileiro em 1978.

Uai!
Em Minas Gerais, o América não deu chances ao Cruzeiro e fará a final com o Atlético-MG. O Campeonato Mineiro teve uma decisão entre Atlético e Ipatinga em 2010. O Galo venceu os dois jogos, por 3 a 2 e 2 a 0. Assim como em São Paulo, em Minas Gerais a dupla Atlético e Cruzeiro também já ficou sem o título.

O Ipatinga superou o Cruzeiro, em 2005, com um empate (1 a 1) e uma vitória (2 a 1), e faturou o título estadual. A Caldense, daqueles clubes em atividade, também já foi campeã mineira. Enquanto isso, o Villa Nova tem cinco títulos e o finalista América soma 15.

Sem Gre-Nal!
O torcedor gaúcho só terá um novo Gre-Nal no Campeonato Brasileiro. Campeão do segundo turno, neste domingo, o Internacional vai encarar o Caxias na final do Gauchão. O time grená já havia faturado o título do primeiro turno.

A última vez que a decisão do Rio Grande do Sul não teve vermelho contra azul foi na temporada de 2008. Naquela oportunidade, o Inter passou pelo Juventude, com direito a uma goleada de 8 a 1.

Mas não pense que o Colorado terá moleza. Este mesmo Caxias é o responsável por quebrar a sequência de títulos de Grêmio e Inter. Em 2000, o time de Caxias do Sul levantou a taça após superar o Tricolor.

Façam suas apostas, torcedores-internautas! Quais clubes serão campeões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

4 comentários:

  1. O Guarani foi campeão em 78, Rodolfo. Em 86 ele foi vice.

    Campeão ou vice, estou achando o máximo os times campineiros readquirindo projeção depois de tantos vexames nos últimos anos. Vou torcer pela Ponte contra o São Paulo, sim. Qualquer que seja o resultado, ficarei feliz, hehehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de comentar uma coisa importante. Não sei nos outros estados, mas o que ocorre no campeonato paulista é vergonhoso. Os quatro gigantes recebem incentivos para participar umas 5 vezes maiores que os times médios e pequenos. Sucessos de Guarani e Ponte Preta são mais que justos, num cenário desses.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, Ricardo! Dei bobeira, mas já arrumei. É sempre bom ver clubes tradicionais, como Guarani e Ponte Preta na reta final dos campeonatos.

    Que as diretorias sigam trabalhando para melhorar ainda mais a situações destas duas potências.

    Abs e obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, a situação é parecida em todo o país. Além disso, ainda tem as diferenças nas cotas de TV. É por isso que fica cada vez mais difícil uma surpresa no Estadual ou no Brasileirão.

    Com toda certeza as campanhas de Guarani e Ponte Preta, assim como do Mogi Mirim, devem ser exaltadas.

    Abs

    ResponderExcluir