terça-feira, 10 de abril de 2012

Cantar, pular, incentivar...

A primeira fase da Série A3 do Campeonato Paulista terminou neste final de semana. Agora, apenas oito clubes lutam pelo acesso. Por conta disso, o blog rbrito, nesta terça-feira e com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, focará na terceira divisão do Estado de São Paulo para apresentar o ranking de público pagante das Séries A1, A2 e A3 do Paulistão.

Mais no blog rbrito:
Reta final das Séries A1, A2 e A3 e o público desaparece?!

Na segunda fase, os oito clubes classificados foram divididos em dois grupos. No Grupo 2 estão Rio Branco, Capivariano, Internacional e Batatais. O Grupo 3, por sua vez, é formado por Grêmio Osasco, Guaçuano, Marília e Juventus.

Destes oito clubes apenas Batatais e Grêmio Osasco não estão nas primeiras colocações do ranking de público da Série A3. O líder da competição é o Marília. Aliás, o MAC foi o responsável pelo maior público na última rodada da primeira fase (1.657). Na 23ª posição no geral, o Marília ostenta média de 1.544 pagantes.

Capivariano e Guaçuano - outros dois classificados - também superam a marca de mil pagantes. O Capivariano, vice-líder no ranking da Série A3, tem média de 1.228 pagantes, contra 1.062 do Guaçuano. O time de Mogi Guaçu aparece no 30º lugar no geral.

Na sequência do ranking há o Rio Branco (854). Mas foram Inter de Limeira e Juventus que lotaram seus estádios neste domingo. A Inter, com média de 833 pagantes, teve o apoio de 1.229. Já o Juventus foi além com público de 1.358 pagantes. A média do Moleque Travesso é de 734.

Um pouco atrás do sexteto estão Batatais e Grêmio Osasco. O Fantasma da Mogiana aparece no 43º lugar, com média de 417 pagantes. Enquanto isso, o Grêmio Osasco ocupa a 45ª colocação (390). No geral da Série A3 são 186 jogos, com média de 569 pagantes e total de 105.870.

Volte sempre!
A primeira fase na Série A1 do Paulistão só será encerrada no próximo final de semana. Mas nesta rodada, Comercial e Catanduvense foram rebaixados. Já o Guaratinguetá ficou em uma situação bem complicada. O Comercial, que chegou a levar bons públicos ao Palma Travassos, em Ribeirão Preto, perdeu seu apoio pelo caminho. Na vitória sobre o Guará, apenas 301 torcedores pagaram ingresso. No 15º lugar, o Comercial ostenta média de 2.836 pagantes.

A situação do Catanduvense é ainda pior. O time de Catanduva tem a terceira pior média entre os clubes da elite. No 20º lugar no geral, o Catanduvense apresenta média de 1.856 pagantes. Em seu último jogo como mandante na elite, o Bruxo foi visto por 1.516 pagantes.

A média do Guará supera os dois rivais citados. O Tricolor tem 3.15 pagantes. Enquanto isso, no geral, o Paulistão, em 180 jogos, apresentou total de público de 937.854 pagantes e média de 5.210 - a melhor entre todas as três divisões.

Vai melhorar!
Na Série A2, o destaque foi o início da segunda fase. Destaque para o ótimo público da Ferroviária. Apesar da derrota na estreia, a Ferrinha conseguiu seu maior público na competição - 7.278 pagantes. O time do técnico Ito Roque ganhou duas posições no geral e aparece na 19ª colocação, com média de 2.147.

O Noroeste, terceiro colocado no ranking da A2, conseguiu o segundo maior público na rodada. Com apoio de 2.842 pagantes, o Norusca chegou a média de 1.648, contra 1.487 do União Barbarense. O Leão da 13 foi outro a jogar em casa e contou com a presença de 2.385 pagantes.

O menor público da rodada inaugural da segunda fase foi do Penapolense - apenas 853 pagantes. O CAP tem média de 702. No geral da Série A2 são 190 jogos, com média de 938 pagantes e público total de 178.244.

Se juntar todas as três divisões teremos 556 partidas, e média modesta de 2.198 pagantes. O público total é de 1.221.968.

Explicações!
Os clubes da Série A1 são representados pela cor azul. Enquanto isso, o verde traz os clubes da Série A2 e a Série A3 está em amarelo. Os números em vermelho ainda não foram confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na Série A2, o Santo André atuou três partidas com os portões fechados, duas a mais que o Atlético Sorocaba. Já o Taboão da Serra, na Série A3, perdeu um jogo por W.O. e atuou outra partida com portões fechados. Guaçuano e Osvaldo Cruz acumulam um duelo cada sem a presença de torcida.

O blog rbrito acompanhará os públicos de TODOS os Estaduais. Fique sabendo da evolução das médias de público. E você, jornalista, lembre de dar crédito, caso utilize qualquer dado dos levantamentos de público do blog rbrito.

Só o blog rbrito acompanha as médias de público do Brasil. Ajude a divulgar o blog rbrito! Opine! Participe aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário