sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ao lado do inferno!

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até deu uma complicada no regulamento da Série C do Campeonato Brasileiro. Sem novas ideias, porém, resolveu fazer o ‘basicão’ na Série D. Ao todo, 40 clubes lutam pelas quatro vagas do acesso. Nesta sexta-feira, o blog rbrito desvendará os mistérios da última divisão nacional.

Mais no blog rbrito:
Subsolo do Brasileirão – a briga pelo acesso na Série C!


Na primeira fase, os 40 clubes estão divididos em oito grupos com cinco clubes cada. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam. A partir da segunda fase, há o enfrentamento dos times no sistema de mata-mata (jogos de ida e volta). Os quatro melhores conseguem o acesso e os dois melhores ainda disputam o título da Série D. Nas únicas duas edições disputadas até agora, o São Raimundo-PA ficou com o título na temporada 2009 e o Guarany-CE faturou a taça no ano passado.

A quarta rodada, que será disputada neste sábado e domingo, prevê muitos jogos entre clubes do mesmo Estado. Os grupos foram divididos de forma regional na primeira fase. Assim teremos seis “clássicos” nesta rodada. Destaque para o embate entre Independente-PA x São Raimundo-PA. O primeiro foi campeão inédito do Estadual Paraense, enquanto que o São Raimundo lutou contra a degola.

Vice-campeão Potiguar, o Santa Cruz-RN também deverá fazer um bom jogo contra o Alecrim-RN. O mesmo acontecerá no duelo entre Anapolina-GO x Itumbiara-GO. Ainda teremos as partidas regionais de: Volta Redonda-RJ x Audax-RJ, Oeste-SP x Mirassol-SP e Cruzeiro-RS x Juventude-RS.

Donos da Série D!
Passadas três rodadas, apenas quatro clubes ainda ostentam 100% de aproveitamento. Treze-PB e Metropolitano-SC têm campanhas idênticas e são os melhores clubes da Série D. A dupla soma seis pontos, marcou quatro gols e sofreu apenas um. Além de paraibanos e catarinenses, Coruripe-AL e Villa-MG também estão com campanhas impecáveis.

Dono da melhor média de público entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão (Veja o post aqui!), o Santa Cruz faz campanha modesta, mas até agora atingiu seu objetivo. O Tricolor lidera o Grupo 3, com cinco pontos. Em três jogos, porém, o time só venceu um e empatou dois.

Junto com o quarteto 100% e o Santa Cruz, a Série D tem outros clubes invictos como: Plácio de Castro-AC, Vila Aurora-MT, Tupi-MG, Anapolina-GO, Gama-DF, Audax-RJ, CENE-MS, Oeste-SP e Cianorte-PR. Mas nem todos os clubes animam seus torcedores. Alguns preferem dar dor de cabeça a sua torcida.

Que desastre!

O São Raimundo, por exemplo, é um time tradicional do Pará e já esteve em séries melhores, mas atualmente patina feio na classificação. O Tufão, que mais parece um ventinho, não obteve nenhum ponto. São duas derrotas em dois jogos. Bicampeão Sergipano, o River Plate pegou a síndrome do xará argentino.

O time de Sergipe está zerado no Grupo 4, assim como o Vitória da Conquista-BA. O Itumbiara-GO já trocou de técnico, mas também não se encontrou - dois jogos e duas derrotas. Enquanto isso, o Cruzeiro-RS, que deu trabalho a Grêmio e Internacional no Gauchão, segura a lanterna do Grupo 8 e sem pontuar.

Vila Aurora, Nacional-AM, Porto-PE, Gama, Volta Redonda-RJ, São Mateus-ES, Cerâmica-RS, Operário-PR e Brusque-SC são os outros clubes que seguem sem vencer. Aliás, se vocês repararam bem, Vila Aurora e Gama estão nos dois grupos: aqueles dos sem derrotas e também dos sem vitórias. Dois empates em dois jogos.

É campeão!

Cuiabá-MT, Sampaio Corrêa-MA, Bahia de Feira-BA, Treze-PB, River Plate-SE, São Mateus-ES e CENE-MS chegaram com moral para a disputa da Série D. Todos estes clubes foram campeões em seus Estados. Com exceção de São Mateus e River Plate, o restante dos clubes manteve o bom futebol apresentado nos jogos regionais.

Todos estes clubes lideram ou estão na zona de classificação de seus grupos. Por outro lado, o River amarga a penúltima posição do Grupo 4 e o São Mateus é o lanterna do Grupo 6, com apenas um ponto em três jogos. A dupla precisará jogar muita bola para recuperar a confiança de seu torcedor.

Geral!

Em 48 jogos disputados, a Série D teve a rede balançada em 121 oportunidades. Média de 2,52 gols por partida - número superior a média da Série C (2,46). Os clubes mandantes já triunfaram 22 vezes, contra 14 dos visitantes. Ainda houve 12 empates.

Quais clubes vão brigar pelo acesso? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira os jogos da quarta rodada da Série D:

Grupo 1

Sábado

19h
Plácido de Castro-AC x Nacional-AM

Domingo
19h

Vila Aurora-MT x Penarol-AM

Grupo 2

Sábado
16h

Comercial-PI x Trem-AP

19h
Independente-PA x São Raimundo-PA

Grupo 3

Domingo
16h

Porto-PE x Guarani-CE

17h
Santa Cruz-RN x Alecrim-RN

Grupo 4

Sábado
20h

River Plate-SE x Treze-PB
Coruripe-AL x Bahia de Feira-BA

Grupo 5

Sábado
18h

Gama-DF x Tocantinópolis-TO

Domingo
16h

Anapolina-GO x Itumbiara-GO

Grupo 6

Sábado
16h

Villa Nova-MG x São Mateus-ES

Domingo
16h

Volta Redonda-RJ x Audax-RJ

Grupo 7

Sábado
18h30

Oeste-SP x Mirassol-SP

Domingo
15h

Cerâmica-RS x CENE-MS

Grupo 8

Sábado
15h

Cruzeiro-RS x Juventude-RS

Domingo
15h30

Metropolitano-SC x Cianorte-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário