Antes de mais nada, o blog rbrito gostaria de agradecer a confiança de todos vocês, torcedores-internautas. No último post sobre média de público pagante das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro tivemos mais de três mil acessos. Toda semana, com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, o blog rbrito apresenta o ranking completo dos 100 clubes em atividade.
Recentemente, o blog rbrito mudou de endereço, mas manteve o foco no futebol, com posts curiosos, com números e abordagens diferentes dos sites “especializados”. No novo endereço do blog rbrito (http://rbrito1984.blogspot.com/) também temos enquetes todas as semanas. Aproveite para votar e opinar! Aqui, a liberdade é total! Mas vamos ao que interessa!
Mais no blog rbrito:
Trocar de técnico melhora a campanha e lota os estádios brasileiros?
Esta atualização do ranking ainda não tem os públicos dos jogos de meio de semana. Assim que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberar os borderôs, o blog rbrito fará um novo post. É só acessar o blog rbrito que você poderá acompanhar a evolução do seu time e dos rivais rodada após rodada.
É chover no molhado, mas é preciso falar. O Santa Cruz teve o maior público do final de semana. O Tricolor pernambucano, enfim, está conciliando bom desempenho em campo com arquibancadas cheias. Nas temporadas anteriores, apenas a segunda parte era cumprida. No duelo contra o xará Santa Cruz-RN, o time pernambucano teve o apoio de 31.645 pagantes e manteve a liderança no ranking da Série D e no geral (34.459).
Corinthians (27.321), Bahia (23.215), Flamengo (17.631) e Coritiba (17.296) completam o Top 5. Alguns posts anteriores, os torcedores-internautas do Santa Cruz avisaram o blog rbrito que no duelo contra o Alecrim-RN, a maioria dos torcedores era tricolores. Dito e feito. Demorou um pouco, mas agora, a afirmação pode ser comprovada.
No segundo jogo que fez em casa, o Alecrim teve o pior público da rodada. O time potiguar passou vexame com suas 64 testemunhas. Para se ter uma ideia, o Alecrim caiu da respeitável 12ª posição para a modesta 30ª colocação, com média de 6.595 pagantes.
Líderes com apoio?
Para diversificar a análise, o blog rbrito vai focar nos líderes da Série D. Assim poderemos saber como estão os públicos de Cuiabá-MT, Sampaio Corrêa-MA, Treze-PB, Tupi-MG, Villa Nova-MG, CENE-MS e Cianorte-PR. Na próxima semana, a gente aborda os primeiros colocados da Série C.
Campeão Estadual, o Cuiabá já tinha mostrado que não era muito próximo de seus torcedores, mas agora, foi além. O time matogrossense tem a segunda pior média de público entre os 100 clubes das Séries A, B, C e D - 234 pagantes. O CENE-MS, outro que faturou o título regional no primeiro semestre, também joga com os estádios vazios.
Se no ranking do Estadual Sul-matogrossense, o CENE já era motivo de preocupação, imagina agora com os melhores clubes do Brasil? O CENE ocupa a 98ª posição, com média de 238 pagantes. E estes dois clubes, como já falamos, lideram seus grupos na Série D.
O Cianorte é outro que dá exemplo dentro das quatro linhas, ma derrapa nas arquibancadas. O time paranaense está no 85º lugar, com média de 479 pagantes. Um pouco acima aparece o Villa Nova. O time mineiro tem média de 544 pagantes e está na 80ª colocação. O Tupi, outro clube de Minas Gerais, fica no meio termo.
Para os padrões da Série D, o Tupi conseguiu um bom público na última rodada - 1.409 pagantes. Na 67ª posição, o time mineiro tem uma média modesta de 1.253. Exemplo dentro e fora de campo apenas Santa Cruz, que já falamos, Sampaio Corrêa e Treze.
O time maranhense é querido em seu Estado. O Sampaio Corrêa conseguiu público de 5.404 pagantes na última rodada e elevou sua média para 3.101, no 47º lugar. Por fim, o Treze tem a terceira melhor média de público da Série D, atrás apenas de Santa Cruz e Itumbiara-GO. O time paraibano, 27º colocado, lotou seu estádio com 7.538 pagantes no último final de semana. Com média de 6.820 pagantes, o Treze saiu da 34ª colocação para a 27ª posição no geral.
De olho!
Para não deixar de registrar, o São Paulo ultrapassou o rival Palmeiras no ranking. O Tricolor, com média de 15.852 pagantes, ocupa a oitava colocação, enquanto que o Palmeiras está em nono. O Verdão tem média de 15.214 pagantes. O Sport, com um bom público no final de semana (22.043), se manteve na liderança da Série B e na sexta colocação no geral, com média de 16.972 pagantes. Goiás e Barueri completam o Top 3 da Segundona.
A Série C também não teve mudanças. Os clubes tradicionais e com torcidas apaixonadas seguem no topo. O Paysandu lidera o ranking da Série C. Com média de 11.869 pagantes, o Papão ocupa a 15ª posição no geral. Já o Fortaleza, 18º no geral, tem média de 10.200, contra 7.546 do Campinense. O time da Paraíba, que completa o Top 3 da Série C, ocupa a 25ª posição no geral.
Total!
As Séries A, B, C e D do Brasileirão já contabilizaram 437 jogos e público total de 3.231.029 pagantes. A média das quatro divisões é de 7.394, contra 12.626 pagantes da Série A. A elite, com 158 partidas, tem público total de 1.994.920.
Em 160 jogos, a Série B ostenta média de 5.580 pagantes e total de 892.760. A Série C, com público total de 150.907, apresenta média de 3.773 pagantes em 40 partidas. Por fim, com a média mais modesta (2.439), a Série D, em 79 jogos, tem público total de 192.702 pagantes.
Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.
Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.
Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.
Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O duelo entre Santos e Fluminense acontecerá no dia 24 de agosto. Já a partida entre Grêmio e Santos vai ocorrer no dia 5 de outubro.
Com o estádio interditado, o Oeste jogou sua primeira partida como mandante na cidade de Catanduva. Mas a pedido da Polícia Militar, que não tinha contingente para dar segurança ao jogo, o duelo foi disputado com os portões fechados.
Ajude a divulgar o blog rbrito! Só a gente acompanha rodada após rodada os públicos das Séries A, B, C e D do Brasileirão! Opine! Participe pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)
Nenhum comentário:
Postar um comentário