terça-feira, 30 de agosto de 2011

E ai, @FPF_Oficial?

No post desta terça-feira sobre as médias de público da Segundona do Campeonato Paulista, o blog rbrito não irá fazer sua análise costumeira a respeito dos números de torcedores nas arquibancadas. É verdade que vamos mostrar o ranking, que teve a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, assim como os classificados e os grupos para a terceira fase. Mas o intuito deste post será relatar um problema que a Federação Paulista de Futebol (FPF) insiste em não resolver e, sequer, dar explicações.

Mais no blog rbrito:
Médias de público da Segundona Paulista ainda deixam a desejar!

No dia 3 de junho, Palestra e Mauaense se enfrentaram, às 19h30, no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, pela sexta rodada da primeira fase da Segundona Paulista. Os rivais empataram, por 1 a 1. Desde esta longínqua data, a FPF não divulgou o borderô da partida como manda o Estatuto do Torcedor. No site da entidade (http://www.futebolpaulista.com.br) há apenas a súmula do duelo no Grande ABC.

O blog rbrito quis uma posição da entidade paulista e mandou um e-mail para a assessoria da FPF no dia 27 de julho - mais de um mês após a partida. Repare que neste primeiro e-mail, o blog rbrito faz referência a outras três partidas.

27 julho - 1º e-mail
Assunto: Dúvidas borderôs FPF

Olá, td bom?

Sou Rodolfo Brito formado em jornalismo. Rodada após rodada faço o levantamento de público da Segundona do Campeonato Paulista. O ranking de média pagante tem repercussão em vários sites.

Mas ultimamente encontrei problemas em três borderôs da competição e gostaria da ajuda de vocês, FPF.

1 - No dia 5 de junho, o São Judas perdeu, em casa, para o CAL Bariri, por 3 a 0. Mesmo assim no borderô do jogo há a inscrição de que a partida não foi realizada. Gostaria de saber onde está este borderô para que eu pudesse consultar, assim como outros jornalistas e torcedores.

2 - No dia 3 de junho, também pela sexta rodada da Segundona, o Palestra empatou, por 1 a 1, em casa, com o Mauaense. Neste caso, não há nem arquivo do borderô no site da entidade. Vocês sabem o que aconteceu? Quais os motivos para o árbitro não ter enviado este borderô?

3 - Por fim, na quinta rodada, no dia 28 de maio, o Manthiqueira perdeu, em casa, por 3 a 2, para o Guarulhos. O site da FPF, através do borderô, chegou a informar 96 pagantes. Mas depois, misteriosamente, o borderô deste jogo sumiu do site. Qual o motivo? Cadê o borderô desta partida?

Agradeço desde já a atenção de vocês e fico no aguardo das respostas.

Grato,

Rodolfo Brito – Mtb: 52.857


A FPF não respondeu este e-mail. Mas os itens 1 e 3 foram corrigidos misteriosamente, sem alarde. Ainda inconformado com a falta de um borderô e sem a resposta da "assessoria" da FPF, enviei novo e-mail, desta vez no dia 23 de agosto. Agora apelei para o Estatuto do Torcedor e até para a ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

23 de agosto - 2º e-mail
Assunto: Informação (Borderô Segundona)

Olá, srs. Domingos e Isabel,

Sou Rodolfo Brito, jornalista, e volto a solicitar informação sobre a ausência do borderô do jogo entre Palestra x Mauaense, válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, no dia 3 de junho. A partida terminou 1 a 1. Apesar de constar a súmula da partida, não há registro do borderô.

Vide o arquivo em anexo ou através deste link:
http://www.futebolpaulista.com.br/competicao.php?page=2&cam=104&cat=74&ano=2011



Na primeira vez que escrevi a vocês, no dia 27 de julho, e não obtive resposta, faltavam outros dois borderôs. Mas após meu e-mail, a Federação Paulista de Futebol (FPF) colocou em seu site oficial os borderôs dos jogos entre São Judas x Cal Bariri do dia 5 de junho e do jogo entre Manthiqueira x Guarulhos do dia 28 de maio.

Acompanho rodada a rodada as médias de público e divulgo meu trabalho em diversos sites. Meu trabalho é acompanhado por diversos jornalistas, torcedores e até dirigentes de clubes. E este borderô se faz necessário, até mesmo porque, como é conhecimento geral:

De acordo com CAPÍTULO II ‘DA TRANSPARÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO’ do Estatuto do Torcedor:

Art. 5o São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.

Parágrafo único. As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio dedicado exclusivamente à competição, bem como afixar ostensivamente em local visível, em caracteres facilmente legíveis, do lado externo de todas as entradas do local onde se realiza o evento esportivo:

I - a íntegra do regulamento da competição;

II - as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário;

III - o nome e as formas de contato do Ouvidor da Competição de que trata o art. 6o;

IV - os borderôs completos das partidas;

V - a escalação dos árbitros imediatamente após sua definição; e

VI – a relação dos nomes dos torcedores impedidos de comparecer ao local do evento desportivo.

No aguardo da resposta dos srs., copio neste e-mail o Sr. Luiz Ademar Campos Junior, presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Grato pela atenção,

Rodolfo Brito – Mtb: 52.857


Neste meio tempo, o blog rbrito também entrou em contato com a assessoria de imprensa do Palestra, mandante do jogo. Mas não tivemos sorte. O que todos escondem? Mesmo assim, não desistimos e na última segunda-feira, resolvemos "importunar" novamente a FPF e seus brilhantes assessores.

Desta vez demos mais uma informação aos desavisados da FPF. Colocamos o conteúdo da súmula. O árbitro Allan da Silva Bonardi relatou: "Informo que ninguém do clube se responsabilizou pelo Boletim Financeiro e o mesmo ficou com a arbitragem sem o preenchimento devido pelo clube mandante".

29 de agosto - 3º e-mail

Assunto: Posição FPF

Olá Isabel e Domingos, td bom?

Volto a solicitar uma posição da Federação Paulista de Futebol (FPF) para a falta de borderô no duelo entre Palestra x Mauaense pela sexta rodada da Segundona Paulista, no dia 3 de junho.

Eu entendo que o papel da ASSESSORIA DE IMPRENSA deveria ser o de informar os jornalistas e os torcedores. Não acredito que esteja pedindo demais. Solicito apenas uma posição da FPF.

De acordo com a súmula do árbitro Allan da Silva Bonardi: "Informo que ninguém do clube se responsabilizou pelo Boletim Financeiro e o mesmo ficou com a arbitragem sem o preenchimento devido pelo clube mandante".

1 - O que aconteceu com esta súmula?
2 - A FPF tomou alguma medida contra a diretoria do Palestra?
3 - O que a diretoria do Palestra argumentou?
4 - A FPF ouviu o árbitro depois da partida?

Conto com a colaboração de vocês e fico no aguardo de apenas uma resposta, uma posição da FPF.

Grato,

Rodolfo Brito – Mtb: 52.857


Até agora, o blog rbrito não recebeu nenhuma posição da FPF. O pior desta situação toda é que a própria FPF já recomendou meu blog. Certa vez, um jornalista solicitou alguns dados sobre as médias do Paulistão e vejam o que ele escreveu: "vc tem as médias do paulista em 2010, 09 e 08? o pessoal da FPF que te recomendou p mim. abs".

Ou seja, eles sabem que o trabalho é sério e que muitas pessoas acompanham as médias de público. Aliás, quem mais se preocuparia com a quarta divisão de um Estadual? Eles próprios devem acompanhar o ranking para ter indicado meu blog. Fica outra pergunta, provavelmente, sem resposta: "O que eles escondem?".

Bom... caso vocês se solidarizem com o blog rbrito, escrevam para a FPF. Vamos mostrar a nossa força. O twitter é: @FPF_Oficial e ainda tem o e-mail: ouvidor@fpf.org.br, pelo qual eles já me responderam outra várias vezes.

Sem perder o pique, o blog rbrito apresentará o regulamento, os grupos da terceira fase e o ranking de público pagante da Segundona Paulista.

Regulamento:
A terceira fase será disputada em forma de quadrangular, com três grupos de quatro clubes, em turno e returno. Os dois primeiros colocados se classificam para a quarta fase, juntamente com os dois melhores terceiros de cada grupo.

A penúltima fase, com os oito clubes classificados, será dividida em dois grupos com quatro em cada um. Os times jogarão entre si em turno e returno. Os quatro melhores conquistam o acesso à Série A3 e os líderes de cada um dos grupos ainda fazem a final da Segundona de 2011
.

Cadê?
O Brasilis disputou todos seus oito jogos em casa sem a presença do torcedor. São Vicente, Bandeirante, Atibaia e Guarujá realizaram três partidas com os portões fechados. Tanabi duas, enquanto, Palmeirinha, CAL Bariri e Jaboticabal jogaram sem torcida apenas uma vez.

Ajude a divulgar a média de público e o blog rbrito! Participe! Opine pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira os clubes classificados e os grupos da 3ª fase da Segundona:


Grupo 13
Capivariano (1º Grupo 7)
Jacareí (1º Grupo 10)
Primeira Camisa (2º Grupo 9)
Votuporanguense (2º Grupo 12)

Grupo 14
Barretos (1º Grupo 8)
Fernandópolis (1º Grupo 11)
Desportivo Brasil (2º Grupo 10)
Guaçuano (2º Grupo 7)

Grupo 15

Independente (1º Grupo 9)
Portuguesa Santista (1º Grupo 12)
Olímpia (2º Grupo 11)
ECUS (2º Grupo 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário