domingo, 14 de agosto de 2011

Mau Humor FC 77!

De uns tempos para cá, os clubes brasileiros perderam a ambição por títulos. A falta de planejamento e organização serviram com uma forma de limitação para alguns clubes que passaram a sonhar com metas modestas e nada audaciosas. Este é o tema da seção Mau Humor FC 77, do blog rbrito, neste domingo de Dia dos Pais! Parabéns a todos os pais que são torcedores-internautas do blog rbrito!

Mais no blog rbrito!
Falta de educação e as lambanças dos pseudos craques no futebol brasileiro!


Com as vagas da Libertadores dadas por Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol na Copa do Brasil e Copa Sul-americana, respectivamente, os clubes deixaram, por incrível que pareça, o Campeonato Brasileiro – maior e mais importante torneio do Brasil – de lado. O Brasileirão passou a ser a segunda opção de muitos clubes. Um tremendo absurdo!

Em 2009, o Corinthians ficou satisfeito com o título da Copa BR e a vaga na Libertadores. Mesmo com um grande time, o Alvinegro de Parque São Jorge “folgou” por seis meses na Série A. Resultado: deu vexame na competição sul-americana da temporada seguinte. O mesmo foi observado pelo Santos em 2010. Campeão da Copa do Brasil e com um time superior aos rivais, o Peixe naufragou na competição nacional.

Agora, o Santos faz ainda pior. Campeão da Libertadores, o time de Muricy Ramalho briga contra o rebaixamento. Com dois jogos a menos que os rivais, o Santos ocupa a modesta 15ª colocação, com apenas 15 pontos, mesmo número da zona do descenso.

Exceção?!

O Vasco, até aqui, parece se manter firme na briga pelo título do Brasileirão. Campeão da Copa BR, o Vasco não tem um time superior aos demais, mas mostra que é possível lutar por duas taças na temporada. Aliás, esta é outra grande diferença observada em relação a clubes brasileiros e europeus.

Pegue o Barcelona, maior clube da atualidade, como exemplo. O time catalão vence tudo há várias temporadas. O Barça tem fome e sede de títulos. Não importa se é Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões ou Mundial de Clubes. O time de Messi e Cia. quer levantar a taça para se manter no topo.

Este deveria ser o pensamento de todos os clubes. Isso é respeitar a paixão do torcedor. Qual clube não quer ser campeão? No Brasil a lista é grande! Não é assim que funciona o futebol. O esporte mais amado do país está perdendo a batalha contra estes anti-heróis.

O complexo de vira-lata já era para ter acabado no futebol Pentacampeão Mundial. Mas pelo visto, os clubes brasileiros não estão prontos para serem protagonistas. Um clube se torna grande com estrutura, planejamento e, logicamente, títulos.

Disputar a Libertadores é bom. Mas melhor ainda é faturar títulos importantes. Para ser melhor do mundo, é preciso ser melhor da América do Sul. E para ser melhor sul-americano é preciso ser o melhor do Brasil. Pena que nem todos os clubes querem a taça do Brasileirão.

Deixe o mau humor falar por você neste domingo! Critique! Proteste! Opine aqui no blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário