segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Cresce, Xavante!
Ir ao estádio, comprar produtos do clube, idolatrar os jogadores... enfim, estas ações para muitos torcedores não bastam. Eles querem participar ativamente do crescimento do clube do coração. O blog rbrito já mostrou as ações do Paraná e da Ferroviária. A iniciativa, desta segunda-feira, é a que deu mais resultado. Sob o slogan “Cresce, Xavante!”, os torcedores do Brasil, clube da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tem transformado a instituição que eles tanto torcem. (Todas as fotos deste post estão no site "Cresce, Xavante!": http://www.crescexavante.com)
Mais no blog rbrito:
Lenha na Locomotiva: as iniciativas dos torcedores de um clube paulista!
“Foi a ideia de alguns usuários do Fórum Xavante e concretizada por Filipe Gonçalves, Tomás Recuero e Thiago Perceu. Os motivos partiram das diversas arrecadações que fazíamos no Fórum Xavante para contribuir com as dívidas, pagamento de folha salarial, conserto de bolas, etc... Com o tempo percebemos que poderíamos ampliar estas arrecadações para a cidade inteira e não mais somente o Fórum”, contou Filipe Gonçalves, um dos idealizadores do projeto, ao blog rbrito.
A iniciativa dos fanáticos torcedores deu os primeiros passos no dia 12 de novembro de 2008. Desde esta data, o movimento “Cresce, Xavante!” já realizou diversas ações como contará o blog rbrito neste post especial. A primeira ideia realizada foi a troca de tela que separa as arquibancadas do campo no Estádio Bento Freitas. E não pense que eles fizeram apenas o básico. Os torcedores foram muito além de trocar uma tela danificada por outra melhor.
Os torcedores não só trocaram a tela de proteção, como aumentaram a altura - norma exigida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - e, não satisfeitos, eles ainda "empurraram" a tela mais próxima ao campo com o intuito de aumentar a pressão no gramado e melhoraram o espaço para circulação nas arquibancadas. As fotos do antes (Tomás Recuero) e depois (Carlos Insaurriaga) explicam melhor.
Busão!
Outra ação que ajudou muito o clube e o time do Brasil foi a compra de um ônibus. Isso mesmo! O time de Pelotas não possuía um 'busão' próprio. Sabendo do projeto, empresa Expresso Embaixador doou o ônibus desde que a torcida mantivesse o veículo legal perante às leis, assim como efetuasse as devidas manutenções no mesmo. As despesas iniciais foram pagas com a venda de cupons. Os 35 torcedores sorteados seriam contemplados com um city tour no ônibus Xavante. (Foto: Aldo Caruccio)
Aliás, o projeto “Cresce, Xavante!” vive além da vontade de seus fieis torcedores, de doações, ações de marketing e apoio de empresas. Para evitar qualquer confusão, todas as contas são abertas.
“Tanto diretoria como torcida sempre nos apoiaram. Até hoje, nunca tivemos nenhum problema com a direção. E quanto à torcida, sempre correspondeu muito bem as nossas ações, principalmente porque prestamos contas sobre tudo aquilo que fazemos. (A torcida) Segue (fiel), e muito. O torcedor entende a real importância de apoiar a Associação independente da situação do clube dentro de campo”, explica Filipe Gonçalves.
Mais ações!
Não pense que a torcida do Brasil parou por ai. "Já houve outras ações. Presenteamos o clube com um ônibus, fizemos o sistema de drenagem do gramado, estamos criando o "Livro do Centenário" e também demos ao clube uma placa de substituição eletrônica. As próximas ainda não estão definidas, mas sonhamos em construir um Centro de Treinamento", projeta Filipe.
A famosa placa de substituição. Os mais jovens nem devem se lembrar de como eram as placas. Eram de madeira, com o número grafado a tinta. Mas hoje mudou muito e são todas eletrônicas. Esta é mais uma conquista dos apaixonados pelo Brasil. (Foto: Carlos Insaurriaga)
Enquanto o livro do centenário é produzido - o Brasil irá completar 100 anos no dia 7 de setembro -, os torcedores conseguiram, talvez a maior conquista do "Cresce, Xavante!", e impensada para muitos torcedores, construir a drenagem do gramado no Estádio Bento Freitas. No site "Cresce, Xavante!" (http://www.pelotascenter.com.br/crescexavante) há a explicação de como foi feito o projeto.
"O sistema consiste em valas com profundidade máxima de 1 metro no centro do campo e inclinação de 0,5 grau em direção as laterais, distanciadas uma da outra em 5 metros. Em cada vala foi colocado o Geocomposto Drenante Macdrain e um cano específico para drenagem. Este geocomposto absorve e filtra água, fazendo com que ela escorra rapidamente até os canos, e estes, através de sua inclinação, conduzem a água até a lateral do campo. Da lateral do campo, esta água se concentra em um local construído ao lado da linha divisória, de ambos os lados, e a partir dali é conduzida através de canos de pvc, para a fora do estádio Bento Freitas".
É algo para idolatrar, bater palmas e incentivar. Estes torcedores estão de parabéns. É uma pena que a chamada grande mídia não tenha olhos para os clubes fora do Eixo Rio-São Paulo. Esta atitude dos torcedores Filipe Gonçalves, Tomás Recuero e Thiago Perceu deveria ser seguida por outras torcidas, por outros clubes. O país do futebol só tem a ganhar!
Em campo!
Sem conseguir o acesso na Segundona Gaúcha, o Brasil luta para subir na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Xavante bateu o Caxias-RS, por 2 a 0, com gols de Athos e Juba. A vitória deixou o Brasil na liderança do Grupo D, com sete pontos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam à próxima fase.
Com duas vitórias e um empate em três jogos, o time gaúcho se prepara para o duelo contra a Chapecoense, campeã Estadual de Santa Catarina, no próximo domingo, às 15 horas, em Chapecó, pela quinta rodada.
"O Brasil sempre foi um time sofrido, de poucos títulos, mas movido por uma paixão inexplicável da sua torcida. Fora isso, sofremos até hoje por dívidas deixadas por administrações despreocupadas com esse quesito. Hoje, as coisas estão mudando. As novas diretorias estão preocupadas em sanar as dívidas e tornar o GEB grande não somente com equipes fortes, mas com estrutura e um quadro de sócios forte. Temos muito a crescer, e vamos!", concluiu Filipe Gonçalves em entrevista ao blog rbrito.
Saiba como ajudar!
Se você gostou da iniciativa e quer ajudar, o projeto “Cresce, Xavante!” disponibiliza vários canais:
*Doação via depósito bancário (Banrisul)
Banco 041
Agência 0320
Conta Corrente 06.870188.0-0
Em nome de Associação Cresce Xavante (CNPJ 10.615.240/0001-54)
*Doação via Boleto bancário, transferência on-line e cartão de crédito;
*Através do Pagseguro podemos receber pagamentos via boleto bancário, transferência on-line (Bradesco, Itaú, Banco Real, Banco do Brasil e Banrisul) e cartão de crédito (Hipercard, Visa, MasterCard, Aura, Diners e American Express).
*Loja Virtual
Há ainda uma “loja virtual com produtos oficias da Associação para que todo Xavante, de qualquer lugar do Mundo, possa adquirir e contribuir com nossa causa”.
*Associados
“Todos os associados contribuem com uma mensalidade de R$ 10,00.
Para saber mais do projeto, você pode acessar:
YOUTUBE
/crescexavante
@crescexavante
/crescexavante
SITE
http://www.crescexavante.com
E você, caro torcedor-internauta, aprova estas ações de marketing? Você ajudaria seu clube? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal a matéria. Ver meu time expandindo fronteiras, criando iniciativas e dando exemplo dá um grande orgulho. Por sorte temos estes abnegados torcedores, que contam com o apoio e participação do restante da torcida e viabilizam obras e melhorias para o time que tanto amamos. Saudações Xavantes!!
ResponderExcluirValeu, Peri! O blog rbrito já tinha feito posts parecidos com os torcedores do Paraná e Ferroviária. Mas vocês do Brasil-RS estão muito a frente. Vocês estão de parabéns! Apoio 100% a iniciativa de vocês.
ResponderExcluirAbs e opine também pelo www.twitter.com/rbrito1984