quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Critérios diversos!

O torcedor brasileiro já se acostumou a olhar para a tabela do Campeonato Brasileiro e decifrar o critério de desempate quando encontra dois ou mais clubes com a mesma pontuação. No sistema verde e a amarelo o número de vitórias determina quem está acima ou abaixo. Saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, enfim, sorteio são os outros itens para acabar com a igualdade de pontos.

Eu, por exemplo, sou contra o tal do sorteio. Isso, sim, é loteria. Se os clubes empataram todos os critérios, nada mais justo do que um jogo extra. Em caso de empate, pênaltis. Ao contrário do que muitos pensam, a penalidade máxima não é loteria e, sim, treino e emocional. Mas a discussão do blog rbrito, nesta quarta-feira, não é esta.

O blog rbrito mostrará os critérios de desempate dos principais campeonatos europeus (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português), além do Campeonato Argentino. A situação é a seguinte: dois clubes têm a mesma pontuação após a última rodada. No Brasil, todos olhariam o número de vitórias, mas na Alemanha, França e Inglaterra...

Bola na rede!
Nestes três países, os torcedores batem os olhos no saldo de gols. Este é o primeiro critério de desempate, caso dois ou mais clubes tenham a mesma pontuação. Na Alemanha, os itens ainda têm gols marcados e confronto direto. A França opta pelos gols marcados, confronto direto e fair play. Na Inglaterra, eles preferem bola na rede: gols marcados.

Outros três países gostam de emoção e agem no sentido real de que cada partida é uma final no sistema de pontos corridos. Espanha, Itália e Portugal, onde se tem a mais longa lista de critérios de desempate, adotam o confronto direto para acabar com a igualdade de pontos.

O Campeonato Espanhol ainda elenca saldo de gols e gols marcados. A Itália segue com o pensamento do saldo de gols no confronto direto, saldo de gols (em todo o campeonato), gols pró (em todo o campeonato) e o contestado sorteio. Agora, se prepararem para a lista portuguesa.

Após empate em pontos e no confronto direto, o Campeonato Português observa o saldo de gols no confronto direto, gols marcados fora de casa no confronto direto, saldo de gols geral, número de vitórias e número de gols marcados. Se ainda houver igualdade entre dois times, será disputado um jogo extra, em campo neutro, com prorrogação e pênaltis. Se houver igualdade em mais de dois times, será disputado um mini-torneio em turno único, também em campo neutro. #Ufa!

Os hermanos são “inovadores” em seu nacional “maluco”, mas são simples no critério de desempate. O Campeonato Argentino se limita a uma partida única em campo neutro para decidir o vencedor. De todas estas competições que o blog rbrito abordou, apenas o Campeonato Argentino tem dois campeões por temporada. Eles também adotam o sistema de pontos corridos, mas com jogos apenas de ida.

Com a classificação atual do seu clube nas Séries A, B, C e D do Brasileirão, qual critério você adotaria? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira o regulamento destes sete campeonatos nacionais:


BRASILEIRÃO

No sistema de pontos corridos, os 20 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Os quatro piores clubes serão rebaixados.

Libertadores: Na hipótese da Copa Libertadores de 2011 ser conquistada por um clube brasileiro, estarão classificados os três primeiros colocados do campeonato, sendo que os 1º e 2º classificados acessarão a Copa Libertadores na sua 2º Fase e o 3º classificado acessará a Copa Libertadores 2012 na sua 1º Fase (Fase Preliminar);

Na hipótese da Copa Libertadores de 2011 não ser conquistada por um clube brasileiro, estarão classificados os três primeiros colocados do campeonato, sendo que todos os três clubes acessarão Copa Libertadores na sua 2º Fase;

Na hipótese da Copa Sulamericana de 2011 ser conquistada por um clube brasileiro, esse clube disputará a Copa Libertadores de 2012, na sua 1º Fase (Fase Preliminar).

Na hipótese da Copa Sulamericana de 2011 não ser conquistada por um clube brasileiro, o 4º classificado do campeonato acessará a Copa Libertadores 2012 na sua 1º Fase (Fase Preliminar).

Art. 6º - Os critérios de participação dos clubes na Copa Sulamericana de 2012 serão definidos posteriormente através de comunicação oficial da CBF.

Critérios de desempate:

1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.


ALEMÃO

No sistema de pontos corridos, os 18 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Enquanto isso, os dois últimos colocados serão rebaixados. O clube que ficar na 16ª colocação ainda disputará a sobrevivência contra o 3º colocado da Segunda Divisão de 2011/12.

Já os três primeiros colocados se classificarão a Liga dos Campeões. O quarto colocado terá que passar pela fase preliminar. Por fim, o quinto e o sexto colocados se classificam na Liga Europa, assim como campeão da Copa da Alemanha.

Critério de desempate: saldo de gols, gols marcados e confronto direto.


ARGENTINO

Ao contrário do Brasil, o futebol argentino tem dois campeões nacionais por ano - divididos entre Torneio Apertura e Torneio Clausura. O sistema de disputa é o mesmo: pontos corridos com os times se enfrentando em turno único. Em caso de empate na ponta, uma partida única em campo neutro decide o vencedor.

O sistema de rebaixamento leva em conta um ranking com a média de pontos das equipes nas últimas três temporadas. Ao final do Apertura e do Clausura, as duas piores equipes desta relação caem para a Segunda Divisão. O terceiro e a quarto piores times ainda têm a chance de se manter na elite do país num playoff contra equipes da divisão inferior.


ESPANHOL

No sistema de pontos corridos, os 20 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Os três piores clubes serão rebaixados.

Líder e vice-líder se classificam à Liga dos Campeões. O terceiro e o quarto colocados disputam a fase preliminar. Os quinto e sexto colocados asseguram vaga da Copa da Uefa, ao lado do campeão da Copa Nacional. O sétimo e o oitavo colocados ainda lutarão por uma das três vagas oferecidas na Copa da Uefa por meio da Copa Intertoto.

Critérios de desempate:
confronto direto, apenas considerando os dois jogos entre as equipes envolvidas, saldo de gols e gols marcados, nesta ordem.


FRANCÊS

No sistema de pontos corridos, os 20 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Enquanto isso, os três últimos colocados serão rebaixados.

Já os dois primeiros colocados se classificarão a Liga dos Campeões. O terceiro colocado, para ter a mesma sorte, ainda disputará uma fase preliminar. O quarto colocado, assim como os campeões das duas copas nacionais, vão garantir vagas na Liga Europa.

Critérios de desempate:
saldo de gols, gols marcados, confronto direto e fair play.


INGLÊS

No sistema de pontos corridos, os 20 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Por outro lado, os três últimos colocados serão rebaixados.

Já os três primeiros colocados classificam-se para a Liga dos Campeões. O quarto colocado também pode se classificar, mas antes terá que passar por uma fase preliminar.

Critério de desempate:
saldo de gols e gols marcados.


ITALIANO

No sistema de pontos corridos, os 20 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Os três piores clubes serão rebaixados.

Os três primeiros colocados garantem vaga na Liga dos Campeões. Já o quarto colocado disputa a fase preliminar. O campeão da Copa da Itália, assim como o quinto e o sexto colocados se classificam à Liga Europa.

Critérios de desempate: confronto direto, saldo de gols no confronto direto, saldo de gols (em todo o campeonato), gols pró (em todo o campeonato) e sorteio.


PORTUGUÊS

No sistema de pontos corridos, os 16 clubes se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Enquanto isso, os dois últimos clubes serão rebaixados. Apenas o campeão tem vaga assegurada na Liga dos Campeões. O vice-campeão disputará a fase preliminar da competição. Três equipes portuguesas - da 3ª a 5ª colocação - têm vagas asseguradas na Liga Europa.

Critérios de desempate: confronto direto, saldo de gols no confronto direto, gols marcados fora de casa no confronto direto, saldo de gols geral, número de vitórias e número de gols marcados. Se ainda houver igualdade entre dois times, será disputado um jogo extra, em campo neutro, com prorrogação e pênaltis. Se houver igualdade em mais de dois times, será disputado um mini-torneio em turno único, também em campo neutro.

4 comentários:

  1. Ótimo post, Rodolfo! Já tive essa curiosidade antes, mas nunca fui atrás. Apesar de ser o mais complexo, o método português me parece o mais justo, já que aprofunda o desempate pelo confronto direto, como se fosse uma final, num torneio mata-mata.

    Isso me faz lembrar de um método de comparação entre times em grupos de tamanhos diferentes. Não é bem um critério de desempate, mas segue essa linha de eliminar os números adquiridos com determinados adversários. Nas eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo, a disputa para saber quem são os N melhores segundos colocados é feita só considerando os resultados contra os M melhores colocados dos grupos. M é o tamanho do menor grupo. Como sempre sobram um ou dois grupos com um participante a menos, na hora de comparar os segundos colocados entre si, eliminam-se os confrontos contra os últimos colocados dos grupos maiores. Mais ou menos assim, hehe.

    Mais um caso curioso: nesta semana um amigo estava contando sobre o critério de desempate nas finais do torneio do interior do campeonato paranaense. Em primeiro e único lugar, o número de pontos. Se terminar empatado, pênaltis. Mesmo se o primeiro jogo termine 9 x 0 para um time e o segundo 1 x 0 para o outro time.

    ResponderExcluir
  2. Critérios malucos temos por todo o país, Ricardo! Se eu não me engano, teve uma vez que o Grêmio precisou perder para se classificar. Mas voltando ao Campeonato Português, também acho bom ainda mais porque não há a bobeira do sorteio.
    Não dá para admitir ter que decidir uma vaga nas bolinhas, na sorte...
    Por falta de tempo ou criatividade, a Copa do Mundo coloca o sorteio como um critério de desempate. Uma loucura!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ah, lembrei-me de um caso em que a Turquia se classificou para a Copa de 54 no sorteio contra a Espanha. Vendo aqui (http://www.arquivodosmundiais.com/copa/1954/el1954/1954el6.htm) vi que os critérios de desempate foram simplesmente:
    1 - Pontos
    2 - Partida desempate
    3 - Sorteio

    Apesar de a Espanha ter feito mais gols, deu Turquia no sorteio, depois do empate na terceira partida em Roma. Parece que o filho de um funcionário do estádio foi chamado para escolher com os olhos vendados o papel contendo o ganhador da vaga. Isso sim é louco, hehehehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. E Estamos falando de Copa do Mundo, Ricardo! Louco! Absurdo! E tudo mais! Não dá para decidir uma vaga por sorteio.
    Abs

    ResponderExcluir