quarta-feira, 3 de agosto de 2011

É preciso acreditar...

O momento em que o quarto árbitro levanta a placa dos acréscimos pode causar apreensão em muitos torcedores, mas os apaixonados pelo Criciúma começam a gritar mais e já se preparam para o momento do gol. O blog rbrito notou um fenômeno interessante nos jogos do Tigre pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Mais do que nunca é preciso acreditar até o apito final.

Mais no blog rbrito:
Descubra qual posição o Criciúma está no ranking de público pagante!


Vamos fazer um trabalho mental: divida uma partida de futebol e seus 90 minutos em quatro partes. Arredondando teríamos de 1 a 22 minutos e de 23 a 45 minutos. O mesmo se repete na segunda etapa. Quinto colocado, com 23 pontos e um jogo a mais que os rivais, o Criciúma se especializou em marcar gols no último quarto do jogo.

O fôlego extra do elenco do Tigre já foi observado na primeira rodada da Série B. Mesmo jogando no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma, o time catarinense saiu perdendo, por 2 a 0, para o Guarani. Mas tudo mudou com a presença de Pirão, autor dos dois gols no empate, por 2 a 2. O jogador marcou aos 29 e aos 36 minutos do segundo tempo. Haja coração!

Outro ponto notado pelo blog rbrito, é que este fenômeno é apresentado principalmente na casa do Criciúma. A vitória, por 1 a 0, sobre o ASA-AL, resume muito bem este panorama. O gol saiu apenas aos 51 minutos da segunda etapa. Schwenck colocou a bola pra dentro. Enquanto isso, Zé Carlos foi mais companheiro dos torcedores e fez seu gol, na vitória, por 1 a 0, sobre o Bragantino, aos 32 minutos da segunda etapa.

A receita!
O fenômeno do fôlego extra voltou a atacar no Heriberto Hulse no triunfo, por 2 a 0, sobre o Goiás. Zé Carlos marcou os tentos aos 36 e 40 minutos da segunda etapa. É muita emoção e apreensão! Como se não bastasse, o Criciúma ainda ganhou do Americana, sempre em casa, por 1 a 0, com o gol de Doriva aos 48 minutos da segunda etapa.

O segredo do Criciúma é explícito. Quando joga em casa, o time “mata” seus adversários no final do segundo tempo. Pobre dos torcedores que precisam ter um coração resistente e uma paixão descomunal. Já quando os jogos são fora de casa, o Criciúma busca vencer seus adversários no final da primeira etapa, como vocês vão observar no texto abaixo.

Bom trabalho!

André Zaros (Foto: http://www.criciumaesporteclube.com). Este é um dos responsáveis pela boa campanha do Criciúma. Não! Ele não é atacante! Muito menos goleiro, lateral, zagueiro, meio-campo ou treinador. André Zaros é o responsável pela preparação física do elenco catarinense.



Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em 1990, e Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, em 2000, o preparador físico acredita que pode aumentar ainda mais o fôlego dos jogadores.

“O Criciúma Esporte Clube está numa crescente física. Isso mostra que podemos melhorar sempre, buscando superar nossos limites, melhorar cada vez mais nossa performance e poder usar tudo isso em beneficio próprio”, disse ele ao blog rbrito através da assessoria de imprensa do Tigre.

André Zaros também contou alguns segredos da preparação do Criciúma, assim como lida especificamente com cada um dos jogadores. “A preparação física tem sido de forma planejada e integrada com o trabalho técnico, sabemos que o campeonato é longo e que precisamos ter o máximo de atletas à disposição e no seu melhor estado físico. O grande barato da nossa preparação é que todos os atletas estão dispostos a fazer e serem os melhores, esse é o nosso segredo”.

“Bom cada atleta é específico, pois cada um tem um organismo com reações diferentes dentro de uma partida ou treinamento. O que fazemos é minimizar os efeitos desses desgastes, cuidando da alimentação, hidratação, descanso, suplementação para que cada atleta possa estar inteiro sempre e o mais rápido possível”, completou Zaros.

A boa preparação física do Criciúma também foi observada em outros momentos. Na vitória, por 2 a 1, sobre o Duque de Caxias, fora de casa, o time catarinense marcou seus gols aos 39 e 45 minutos da primeira etapa. O mesmo se observou no triunfo contra o Icasa, por 1 a 0, no Ceará. Zé Carlos balançou as redes aos 35 minutos da primeira etapa.

“Acredito que a preparação hoje em dia é fundamental e determinante, porque pode decidir uma partida, uma final. Determina modelos táticos e os atletas sabem que sem preparo físico fica impossível ter sucesso. O futebol do passado era mais romântico, mais cadenciado. O futebol praticado hoje é mais corrido, mais veloz, de muita marcação e de muita força e a preparação física ajudou muito nisso, pois está sempre em evolução, trazendo conceitos e maneiras novas de treinamentos, sempre buscando extrair o máximo de cada atleta”, finalizou André Zaros ao blog rbrito.

Antes do Criciúma, Zaros passou por Guarani-SP, Vitória-BA, Al Nasr (Emirados Árabes), Paulista-SP, Inter de Limeira-SP, Independente-SP e São Paulo (Categorias de Base). No currículo, o preparador físico tem os títulos da Série A2 Paulista (2001), da Série C do Brasileirão (2001) e da Copa do Brasil (2005) pelo Paulista e a conquista do Estadual Baiano pelo Vitória (2008).

Você acredita que o Criciúma conseguirá o acesso na Série B? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Confira todos os jogos e gols do Criciúma na Série B 2011:


Criciúma 2 x 2 Guarani
Gols: Pirão 29'/2T, Pirão 36'/2T

Duque de Caxias 1 x 2 Criciúma
Gols: Pedro Carmona 39'/1T, Schwenck 45'/1T

Criciúma 0 x 0 Náutico

Vila Nova 2 x 0 Criciúma

Criciúma 1 x 0 ASA
Gol: Schwenck 51'/2T

Criciúma 0 x 0 Boa Esporte

Sport 0 x 0 Criciúma

Criciúma 1 x 0 Bragantino
Gol: Zé Carlos 32'/2T

ABC 1 x 1 Criciúma
Gol: Schwenck 36seg/2T

Criciúma 2 x 0 Goiás
Gols: Zé Carlos 34'/2T, Zé Carlos 40'/2T

Salgueiro 2 x 1 Criciúma
Gol: Rogélio 2'/1T

Criciúma 1 x 2 Paraná
Gols: Zé Carlos 28'/1T

Icasa 0 x 1 Criciúma
Gol: Zé Carlos 35'/1T

Criciúma 1 x 0 Americana
Gols: Doriva 48'/2T

Portuguesa 2 x 0 Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário