quarta-feira, 10 de agosto de 2011

#caiforaricardoteixeira

O blog rbrito sempre criticou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E assim fará toda vez que achar necessário, uma vez que as pisadas de bola de Ricardo Teixeira são muitas. Mas o blog rbrito também sabe elogiar as boas atitudes, mesmo com a possibilidade de segundas intenções.

Nesta semana, a CBF soltou duas notas importantes para o futebol brasileiro. A primeira diz respeito as mudanças de sedes e nomes de clubes. Aquela bagunça que vimos em maior escala dos clubes paulistas como Barueri, Grêmio Prudente, Guaratinguetá, Americana entre outros. O Ituiutaba-MG também mudou de cidade e passou a se chamar Boa Esporte.

A CBF endureceu o caminho para os empresários que buscam obter vantagens nestas trocas de sedes. Mas o problema está na cláusula 3 da resolução. Diz o seguinte: "A CBF reserva-se o direito de avaliar segundo seus critérios o mérito do pedido, procedendo às pesquisas que forem necessárias para formar o convencimento desta entidade acerca das razões apresentadas pelo clube interessado". Ou seja, no final, a CBF é que decidirá o futuro destes clubes ciganos. Há brecha para agir por interesses próprios.

Bom senso!

A segunda resolução da entidade máxima do futebol brasileiro diz respeito aos horários de jogos. Pela nova padronização, não haverá mais partidas às 21 horas de sábado. E os jogos das 18h30, tanto no sábado quanto no domingo, foram antecipados para as 18 horas.

O horário das 21 horas, imposto pela TV, diga-se de passagem, é um dos maiores absurdos que já presenciamos no sofrido futebol brasileiro. Isso é rir da cara de vocês, torcedores-internautas. A atitude de antecipar os jogos é boa, mas seria melhor se as partidas do meio de semana não começassem às 22 horas, ou melhor, após a novela.

O que devemos pensar e questionar é o motivo destas atitudes. Pela primeira vez TV e CBF resolveram pensar nos torcedores. Muito estranho! Mas vale lembrar que recentemente, Ricardo Teixeira, em entrevista a revista Piauí, disse barbaridades atrás de barbaridades. Ele também foi alvo de protesto nas ruas e pelas mídias sociais. Quem não se lembra do #caiforaricardoteixeira? Aliás, neste sábado, em São Paulo, haverá manifestação contra Ricardo Teixeira, o “dono” da Copa do Mundo 2014.

Será que o mandatário, a pedido da TV, está tentando limpar a barra com as duas resoluções visando o bem do futebol brasileiro? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do www.twitter.com/rbrito1984

2 comentários:

  1. Duvido. Dá pra notar que tem algum interesse maior atrás das duas decisões. Na primeira, é evidente que fechar seletivamente dá abertura para que se lance mão de políticas de favorecimento, chantagens, entre outras coisas: "Vai mudar de cidade? A gente deixa, mas você vai ter que fazer isso, isso e isso. Só não conte pra ninguém." ou "Ah, é o clube do empresário amigo nosso. Pode mudar à vontade."

    No segundo caso, não tenho dúvidas que os horários que foram modificados não estavam dando muito lucro (para as emissoras ou sei lá quem mais). Mas duvido que mexam no horário das 22h. Isso mostra como não estão interessados no bem do futebol em si nem no bem do torcedor que tenta ir (ou pior... voltar dos) aos estádios ou aquele que dorme na metade do primeiro tempo vendo TV...

    Mudando de assunto: o novo blog é bom pra comentar. Dá pra mudar de parágrafo à vontade, hehe. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Ricardo, blz? Penso parecido como você. Aquele parágrafo terceiro ficou muito esquisito na resolução sobre a mudança de sedes. A CBF já tinha este poder, mas para mostrar serviço, soltou esta resolução e manteve a mesma coisa, só que agora, respaldada por aquele documento.
    E o horário é isso mesmo, falta de receita. Nunca que eles iriam pensar no bem do torecdor, ou acabariam com o horário da madrugada, Às quartas-feiras.
    Bom... sobre os comentários, então valeu a pena mudar de 'casa'. O pessoal está se acostumando com o novo endereço. Hoje o blog rbrito superou a marca de 3 mil acessos. Só hoje com o ranking de público. Muito bom!
    Abs

    ResponderExcluir